Vitaminas

Uma Introdução à Vitamina B12 e Vitamina D3

Muitas pessoas sabem da importância das vitaminas B e D, mas nem todos sabem que estas têm formas diferentes. Vários tipos de vitaminas podem não ser encontrados nas mesmas fontes, por isso existe uma chance de que você não esteja recebendo todos os nutrientes necessários, já que está adquirindo apenas uma das formas. As vitaminas B12 e D3, também conhecidas como cobalamina e colecalciferol, respectivamente, são formas específicas de  nutrientes de que o organismo necessita .

Existem muitos tipos de vitaminas B e um dos mais importantes entre eles é a vitamina B12 . Como outras formas de vitamina B, a cobalamina é solúvel em água e pode viajar através da corrente sanguínea . Ele desempenha um papel importante nas diferentes funções do cérebro, como memória, foco e concentração. Além disso, também estimula a produção de substâncias químicas como a serotonina e a dopamina, que estimulam o humor. O corpo também precisa de vitamina B12 para produzir milhões de glóbulos vermelhos a cada minuto. Seus benefícios no sangue não se limitam apenas à produção, já que a cobalamina também regula os níveis sanguíneos de homocisteína, uma forma alterada de adenosina.que aumenta o risco de doença cardíaca. As pessoas podem obter sua dose diária de vitamina B12 de produtos de origem animal, como carne bovina, suína, frango, cordeiro, peixe, laticínios e ovos.

A vitamina D tem dois tipos principais, D2 e ​​D3. Entre eles, a vitamina D3 tem melhor qualidade e é duas a três vezes mais ativa que a outra. Quando introduzido no corpo, o colecalciferol se transforma em um hormônio que promove a absorção de cálcio e fósforo dos alimentos. O cálcio é crucial para o desenvolvimento e crescimento ósseo, bem como a produção de hormônios. A vitamina D3 também estimula o sistema imunológico, melhora a memória e o humor e previne o câncer. O corpo pode produzir esse nutriente, mas ele precisa ser exposto à luz do sol para isso. Para aqueles que não podem obter luz solar suficiente, há também alguns  alimentos que naturalmente contêm vitamina D3 , que incluem fígado bovino, queijo, gema de ovo e peixe gordo.


Deficiências de vitamina B12 e vitamina D3

O corpo precisa de vitaminas B12 e D3 para funcionar corretamente. Não recebendo o suficiente destes pode afetar significativamente a saúde de uma pessoa. Infelizmente, muitas pessoas ignoram a importância dessas vitaminas, de modo que muitas vezes não conseguem fornecer ao corpo quantidades suficientes delas. Para saber se você tem deficiências nessas vitaminas, existem muitos sinais e sintomas que você pode olhar para fora.

Como as fontes de vitamina B12 são limitadas a produtos de origem animal, a maioria dos vegetarianos e vegans não recebe o suficiente. As pessoas com deficiência desta vitamina correm o risco de contrair anemia, problemas intestinais, danos nos nervos e alterações de humor. Existem diferentes sinais e sintomas de deficiência de vitamina B12a serem observados, incluindo:

  • Anemia
  • Falta de ar
  • Tontura e dores de cabeça
  • Fadiga
  • Irritabilidade e depressão
  • Pele pálida
  • Memória fraca
  • Perda de peso e falta de apetite

Baixos níveis de vitamina D3 são comumente observados em pessoas que não têm tempo de sair enquanto o sol ainda está fora. As pessoas que não se alimentam desse nutriente têm um risco maior de desenvolver demência, câncer de próstata, esquizofrenia e doenças cardíacas. Sinais e sintomas de deficiência de vitamina D3 incluem o seguinte:

  • Dor corporal
  • Depressão
  • Transpiração excessiva no couro cabeludo
  • Fadiga
  • Hiperpigmentação
  • Dor nas articulações
  • Fraqueza muscular

As vitaminas D3 e B12 são cruciais para diferentes funções corporais e quantidades insuficientes delas colocam o corpo em risco de muitos problemas de saúde. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *