Minerais, Vitaminas

Ossos Nus: Cálcio e Fontes Naturais de Vitaminas A, D e K2

Quando se trata de cálcio, não significa melhor. Isso pode ser um choque para milhões que consomem drasticamente os suplementos de cálcio e limpam com tato vários xícaras de leite diariamente. Somos uma cultura que simplesmente ama o cálcio – é o nosso glamouroso “superstar” mineral com um nome que rola para fora da língua. Ele escorregou em quase tudo, de suco de laranja a cravos de chocolate com cobertura de açúcar. No entanto, contrariamente à sabedoria convencional de que o cálcio pode, sozinho, construir ossos fortes, estudos recentes mostraram que o aumento da ingestão de cálcio através da suplementação não tem efeito significativo na redução da taxa de fraturas nem na prevenção da osteoporose. De fato, Pesquisas recentes divulgadas em várias revistas médicas de prestígio revelam que a suplementação inadequada de cálcio está correlacionada com um risco maior de aterosclerose e doenças cardíacas. O cálcio é realmente o salvador dos ossos que temos procurado?

A mania de cálcio

Com osteoporose e baixa densidade óssea afetando quase metade dos norte-americanos com mais de 50 anos e resultando em milhões de fraturas a cada ano, parece que algo está falhando no estilo de vida moderno com relação à saúde óssea. Como o cálcio é o mineral mais abundante no osso, os especialistas inicialmente deduziram que problemas excessivos com o afinamento do osso estavam relacionados a uma deficiência global de cálcio. Portanto, os profissionais de saúde ofereceram a solução óbvia para o público de consumir até 1.200 mg de cálcio por dia para remediar qualquer insuficiência subjacente. Com a tecnologia para produzir cálcio artificial facilmente ingerida em forma de pílula ou injetada em alimentos, obter mais cálcio na Dieta Americana Padrão não era grande coisa. O reforço da ingestão de cálcio parecia fornecer uma solução fácil para os ossos comprometidos, sem exigir mudanças drásticas no estilo de vida das pessoas. Sem mencionar que esta situação provou ser bastante lucrativa para as indústrias de laticínios e suplementos. Que fácil, maravilhosa estratégia de reconstrução óssea, certo?

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Acontece que essa lógica pode estar errada. Apesar das teorias de longa data de que a suplementação e a fortificação de cálcio funcionariam para reparar sozinho os ossos comprometidos, as instituições de saúde e do governo estão agora insuficientemente admitindo que essa informação não era correta. Uma série de estudos foi divulgada mostrando que a suplementação com cálcio sozinho tem pouco efeito sobre o fortalecimento dos ossos. Terapias de cálcio com complemento de vitamina D provaram ter resultados ligeiramente melhores, no entanto, não havia nada nesses dados para tornar a suplementação com essa dupla uma opção válida para prevenir fraturas e osteoporose. Mais ainda, a suplementação isolada de cálcio mostrou causar outras deficiências no corpo, causando o deslocamento de minerais menos comuns como o magnésio. Além disso, e talvez o mais alarmante, o excesso de cálcio tem aparecido onde não deveria. Em vez de ser colocado no osso onde é necessário para criar durabilidade e força, o cálcio pode ficar impropriamente depositado nas paredes musculares lisas dos vasos sanguíneos e dos rins. Nessas áreas vulneráveis, o mineral provoca um endurecimento previsível e um mau funcionamento que acredita-se estar contribuindo para alguns dos problemas de saúde mais graves da nação, incluindo problemas renais e doenças cardíacas. Estranhamente, quando esses tecidos moles se tornam mineralizados, os ossos continuam a se romper. Portanto, observamos uma situação muito intrigante, que a Dra. Kate RhéaumeBleue descreve como “ O Paradoxo do Cálcio ”: uma estranha deficiência de cálcio nos ossos e excesso nas artérias. Em algum lugar em nossa abordagem dedutiva-rápida-correção para a saúde, parece que temos dado muito errado.

Ligando um trio solúvel em gordura: Vitamina A, D e K2

É inegável que nossos ossos precisam do cálcio mineral forte para serem saudáveis. O cálcio dá aos ossos um exterior duro, proporcionando suporte estrutural anatômico e também atua como uma barreira para proteger os nervos delicados e a medula óssea dentro dele. Mas a verdadeira questão não é quanto à quantidade de cálcio que precisamos consumir, mas sim como a direcionamos para os ossos? Os estudos estão descobrindo que as vitaminas lipossolúveis A, D e K2 podem ter a resposta. Ao contrário de outras vitaminas que agem como co-fatores para ajudar a função das proteínas, as vitaminas A e D são únicas na medida em que regulam a atividade dos genes nas células para produzir proteínas. As proteínas particulares que eles trabalham para sintetizar são então ativadas pela associação da vitamina K2 para se tornarem ligantes de cálcio. Sem essas proteínas dependentes de vitamina A, D e K2, o cálcio não pode ser usado adequadamente para a remineralização óssea. Não é de admirar que o Dr. Weston A. Price tenha chamado as vitaminas A, D e X (agora conhecidas como K2) de “ativadores”. Eles são absolutamente essenciais para utilizar nutrientes como o cálcio.

Antes de continuar a discutir o papel crítico do cálcio e de outros nutrientes na saúde dos ossos, é importante notar que os ossos são tão dinâmicos e vivos como qualquer outro tecido do corpo. O tecido ósseo está em constante mudança através da remodelação, um processo de fortalecimento interno que está em curso desde antes do nascimento até a morte. Na remodelação, o osso existente que está rachado ou de outra forma comprometido devido ao desgaste diário é, na verdade, desconstruído e reabsorvido para dar lugar à formação de novo osso. Este osso renovado tem um novo suprimento de cálcio mineral duro, tornando-o robusto e resiliente. As células primárias responsáveis ​​por este processo de manutenção óssea são especializadas na desconstrução de osteoclastos e osteoblastos de construção óssea. Estas células trabalham em estreita colaboração para decompor sequencialmente e criar novos ossos remineralizados, finalmente, criando um esqueleto forte e saudável ao longo da vida. A manutenção de proporções adequadas de atividade de osteoblastos e osteoclastos é absolutamente crucial para a prevenção da osteoporose. Assim, é evidente que o cálcio é de fato de importância primordial como um material de construção para o esqueleto ao longo da vida, mas ele só pode ser usado quando outros sistemas também são preparados para funcionar adequadamente.

As vitaminas A, D e K2 trabalham juntas em vias altamente integradas e sinérgicas para ajudar na absorção de cálcio. Seus mecanismos são tão intrincados que ainda estão sendo ativamente pesquisados ​​hoje e permanecem em grande parte um mistério, mesmo com o uso de tecnologia científica de ponta. No entanto, para entender o básico sobre o que os cientistas sabem sobre esse processo, é importante aprender sobre o funcionamento de duas proteínas dependentes de gordura solúveis no processo de construção óssea: osteocalcina e MPG. Juntas, essas proteínas trabalham para direcionar o cálcio para onde ele precisa ir no corpo.

  • A osteocalcina é a segunda proteína mais abundante encontrada nos ossos e dentes. É sintetizado pelas vitaminas A e D, e secretado por células especializadas em construção óssea chamadas osteoclastos para atrair cálcio para os tecidos ósseos. No entanto, a osteocalcina não está pronta para o trabalho após a produção – sua estrutura deve primeiro ser alterada para se tornar uma ligação de cálcio. Este é o trabalho da vitamina ativadora K2. Sem o K2, a osteocalcina é inútil e nenhum cálcio pode ser absorvido pelos ossos onde é necessário.
  • Proteína de matriz gla ou MPG, é a contraparte importante para osteocalcina. Como a osteocalcina extrai cálcio para os ossos, a MPG retira o cálcio de áreas onde não é útil, como os tecidos moles das artérias. A produção de MPG também é estimulada pela vitamina D e a proteína deve então ser ativada pela vitamina K2 antes de se ligar ao cálcio para remoção. Essa cadeia de eventos para a produção de MPG ativa é de extrema importância para a saúde cardiovascular, já que os cientistas não podem atualmente identificar quaisquer vias alternativas para prevenir a calcificação arterial, o principal precursor de doenças cardíacas.

Portanto, embora as instituições de saúde populares demorem a discutir o papel das vitaminas lipossolúveis em relação aos ossos fortes, elas são, sem dúvida, essenciais para manter um esqueleto saudável. Talvez seja hora de mudar a perspectiva e começar a considerar alimentos integrais equilibrados com nutrientes, como manteiga crua, em vez de vitaminas sintéticas, como a chave para o bem-estar ideal.

Para onde vamos daqui?

Embora a informação científica possa ser útil para nos esclarecer sobre tópicos de saúde, ninguém quer passar seus dias meticulosamente calculando as complexas proporções de micronutrientes com medo de crises de saúde iminentes. É claro que cálcio e vitaminas solúveis em gordura A, D e K2 juntos são necessários em proporções equilibradas para promover a saúde óssea. Embora possa ser difícil descobrir o que isso significa para nossos corpos, condenar terrivelmente o cálcio eliminando a suplementação e a ingestão alimentar à luz desse conhecimento não é a resposta. Independentemente da quantidade de cálcio consumida, o cerne da questão reside na quantidade de vitaminas lipossolúveis disponíveis para guiar com segurança o cálcio para os ossos onde é necessário.

Idealmente, uma dieta tradicional e criteriosa, rica em gorduras saudáveis, produtos animais alimentados com capim e produtos sazonais orgânicos de fazendas locais forneceria todo o espectro de nutrientes solúveis em gordura naturalmente equilibrados exigidos pelo organismo. As vitaminas lipossolúveis são encontradas em grande parte em laticínios, carnes e ovos de animais de pasto, bem como em superalimentos específicos, como o natto (soja fermentada). O Dr. Weston A Price observou isso em suas observações luminosas de todos os alimentos consumidos por culturas tradicionais robustas no início do século XX. Conforme detalhado no livro de Price Nutrition and Physical Degeneration, o corpo humano funciona de forma otimizada quando adquire nutrição equilibrada dos alimentos ricos da terra, exposição clara ao sol e puro reabastecimento das águas conforme pretendido. No entanto, em uma sociedade moderna, onde os alimentos foram processados ​​de forma severa, os solos foram devastados e esgotados, e os suprimentos de água foram contaminados com toxinas, fazendo escolhas muito conscientes de seleção e preparação de alimentos ser absolutamente necessário. Sem mencionar que quase 90% do nosso tempo é gasto em ambientes artificiais, sem exposição à energia vital do sol.

Sob tais circunstâncias, prestar atenção às maneiras pelas quais os alimentos são manipulados é crucial. Ao procurar por carnes, laticínios e ovos ricos em nutrientes, rótulos como “orgânicos” e “livres de gaiolas” infelizmente nem sempre são suficientes para garantir que o rebanho de onde esses produtos são derivados fosse realmente bem criado em pastagens ensolaradas. Encontrar fontes locais confiáveis ​​de gado e produtos orgânicos alimentados com pasto é útil para que as oportunidades estejam disponíveis para visitar fazendas e fazer perguntas sobre os detalhes de suas práticas agrícolas. No entanto, em situações em que isso não é possível, a adição de superalimentos lipossolúveis e densos em vitaminas também é crucial para manter o suprimento estável das vitaminas A, D e K2, hoje escassas em termos ambientais. Suplementos de superalimento como extratos e natto óleo de fígado de bacalhau , óleo de manteiga de alta vitamina são fontes ricas desses incríveis nutrientes.

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Uma abordagem equilibrada

Como evidenciado pela história do cálcio, embora todos nós queiramos um caminho claro em direção à saúde e à felicidade, não há, de fato, nenhum suplemento abrangente para apoiar a saúde de todos os indivíduos ao longo da vida. No entanto, usando o conhecimento que temos, é possível tomar iniciativa e responsabilidade por nossa saúde preciosa e encontrar comunidades de indivíduos para nos apoiar no processo. Usando uma perspectiva holística, podemos encontrar uma maneira equilibrada de misturar os dados científicos modernos com a sabedoria nutritiva dos nossos ancestrais saudáveis ​​e, assim, viver de forma plena, vibrante e sustentável para traçar um caminho de bem-estar para as gerações vindouras.

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