Ansiedade, Saúde do Cérebro

Estressado? 5 maneiras de reequilibrar o cortisol para viver radiante

Estresse. Está em toda parte. O tipo de estresse que o deixa cansado, mas cansado, e insulta você para devorar bolos de chocolate exuberantes ou engolir expressos fumegantes só para acompanhar. Ao folhear artigos sobre o assunto, notei especialistas frequentemente alertando que devemos “aprender a controlar o estresse”. No entanto, acho que esse acusatório “ou então!” a atitude pode criar sentimentos de culpa, vergonha ou frustração em torno da preocupação e da ansiedade – apenas confundindo o problema, de modo que estamos estressados ​​com nosso estresse! Esta situação é tão avassaladora quanto muitas vezes há desequilíbrios fisiológicos profundamente enraizados que tornam o gerenciamento do estresse um feito quase impossível, não importa quantas músicas cheias de flauta nós ouvimos. Então, vamos dar uma olhada no hormônio cortisol ao relacionar a resposta ao estresse para obter uma compreensão mais clara do estado bioquímico do corpo quando vivenciamos a hipersensibilidade ( isto é, o termo científico para o que poderíamos chamar muito eloquentemente de “enlouquecer” ”) E explorar como podemos retornar o corpo a um estado de equilíbrio e estabilidade.

O que é o cortisol?

A fim de entender completamente o gerenciamento do estresse e descobrir um lugar de resiliência genuína e sustentável, é importante primeiro obter uma apreciação da influência dinâmica do cortisol em nossa função cotidiana. No nível mais básico, o cortisol é um hormônio – uma substância química que atua como mensageiro para direcionar a atividade de certas células ou órgãos do corpo. Você provavelmente já ouviu falar de cortisol sendo chamado de “hormônio do estresse”, um apelido que faz parecer completamente repulsivo e maligno. Embora seja verdade que o cortisol tem uma influência primária na forma como reagimos ao estresse, ao contrário de sua reputação limitada e negativa, ele também desempenha uma grande variedade de papéis genuinamente úteis fisiologicamente. Muitas vezes chamada de hormônio alfa, ela é responsável por três mecanismos principais que ajudam a manter o corpo em um estado de equilíbrio que sustenta a vida, ou homeostase: elevando o açúcar no sangue, aumentando a pressão sanguínea e regulando a inflamação. Através desses mecanismos, o cortisol essencialmente influencia quase tudo o que fazemos, e é diretamente responsável pela modulação de processos fundamentais e sustentadores da vida como:

  • digestão
  • circulação
  • padrões de sono / vigília
  • atividade física
  • resposta sexual
  • comportamento e humor

Assim, com esta prestigiosa lista de papéis e responsabilidades, por que os especialistas sugerem que o desequilíbrio de cortisol é a forma mais difundida de desregulação hormonal no mundo moderno?

Estresse, o eixo HPA e o cortisol

O cortisol é liberado pelo córtex (ou camada externa) de suas glândulas supra-renais – o par de glândulas endócrinas em forma de triângulo que ficam sobre cada rim. É naturalmente secretado em um padrão diurno – um ritmo de refluxo e fluxo que se repete diariamente. Idealmente, o cortisol é mais alto pela manhã para nos ajudar a despertar e a viver de maneira produtiva, alerta, enérgica e vibrante. Em seguida, diminui ao longo do dia e da noite, embalando-se à noite, quando estamos destinados a dormir profundamente e, nesse ponto, o hormônio calmante e anti-inflamatório melatonina assume o controle.

Além desse gracioso ciclo diário, o cortisol é liberado como parte do sistema natural de resposta ao estresse humano. Em situações ameaçadoras, uma onda de cortisol prepara o corpo para reagir de maneira rápida e apropriada. Esse sistema primordial é chamado eixo hipotálamo-hipófise-adrenal e vai (em termos gerais) um pouco como: sempre que um estressor é percebido, o hipotálamo (uma estrutura no cérebro inferior) sinaliza para a hipófise (uma glândula endócrina dominante). ) que algo está acontecendo. A hipófise envia um alarme químico pelo hormônio ACTH, sinalizando às glândulas supra-renais (as glândulas no topo dos rins) para liberar uma explosão de cortisol e outros hormônios, como a adrenalina, preparando o corpo para o modo “voo ou luta”. É aqui que os três mecanismos primários do cortisol realmente são úteis: o surto aumenta a glicose para os músculos, de modo que é possível lutar ou correr, e a pressão sanguínea é aumentada para garantir uma oferta abundante de oxigênio fresco ao cérebro, para que se possa pensar claramente. Simultaneamente, funções não imediatas, como a digestão, a excitação sexual e as reações do sistema imunológico, são temporariamente suprimidas, permitindo que a energia flua mais constantemente em direção às funções vitais que nos mantêm vivos. Quando a ameaça diminui, o alarme no hipotálamo é desligado e o corpo é restaurado para um estado de harmonia, recuperando-se e aguardando o próximo alerta.

Burnout Adrenal

Este sistema antigo e metódico funciona de forma muito eficiente para ameaças abertas quando esse nível de preparação física é necessário, como em face de um predador que está rondando, um acidente ou uma emergência médica. Ainda assim, infelizmente, o HPA Axis responde não apenas a esses estressores reais e incorporados, mas também àqueles que são antecipados e percebidos – nossas preocupações e medos iminentes. O velho e desajeitado sistema HPA é incapaz de diferenciar entre estressores psicossociais, como ficar preso no trânsito ou planejar um jantar, e ameaças físicas, como evitar predadores de lã. Assim, em nosso mundo moderno, longe do perfeito e movimentado, onde estressores estão por toda parte e a preocupação é desenfreada , o alarme HPA está quase constantemente preso à posição vermelha brilhante .Os níveis de cortisol aumentam de maneira indisciplinada e destrutiva em momentos bizarros do dia e da noite e, de repente, pequenas tarefas, como arrumar um almoço ou responder a um e-mail, se transformam em ameaças malignas traiçoeiras que sentimos como se não pudéssemos lidar.

Com o tempo, o corpo simplesmente não pode compensar essa instabilidade hormonal selvagem e começamos a queimar. As glândulas supra-renais simplesmente não conseguem aguentar o fardo de ser constantemente instruído a secretar cortisol, e nossos sistemas lentamente vacilam e se fecham sob tais exigências. Esse fenômeno é freqüentemente chamado de fadiga adrenal e está associado à experiência de condições problemáticas, como doenças cardíacas, problemas de sono, problemas digestivos, depressão, perda de memória, ganho de peso excessivo e piora das condições da pele.

Rebalancing Cortisol

Por mais que possamos fechar nossos olhos com força e tentar resistir e controlá-lo, o estresse é uma parte inerente da vida. No entanto, através de nutrição e cuidados adequados, somos capazes de colocar os sistemas bioquímicos do corpo de volta aos trilhos, mudando a maneira como nos relacionamos com o estresse, para que ele não destrua nossa experiência cotidiana e sufoque nossa expressão criativa. Construir uma dieta rica em nutrientes é essencial para a cura das glândulas supra-renais, como está participando de uma forma saudável que envolve quantidades adequadas de descanso e recuperação. Em geral, é importante associar-se a um profissional de apoio que entenda o intrincado funcionamento do desequilíbrio do cortisol na doença, a elaborar um plano detalhado de dieta e estilo de vida que funcione para você. No entanto, além dessas modificações gerais, existem várias terapias adjuvantes seguras e baseadas em evidências que podem ser úteis como um começo para recuperar seu sistema desgastado pelo estresse.

Óleo de peixe

Uma extensa pesquisa mostrou que um óleo de peixe de alta qualidade como o óleo de fígado de bacalhau ,óleo de fígado deskate ou óleo de krill , rico em ômega-3 e vitaminas lipossolúveis, pode efetivamente diminuir os níveis de cortisol que foram aumentados pelo estresse mental. O óleo de peixe, especialmente quando acoplado a uma fonte de vitamina K2 , também fornece os nutrientes fundamentais que são benéficos na reposição de reservas hormonais e reservas de glândulas esgotadas.

Respiração profunda

Devido aos nossos hábitos de escrivaninha e cultura orientada para o estresse, muitos de nós realmente alteraram a musculatura da nossa postura natural e tornaram-se respiradores de tórax rápidos e superficiais.Esse hálito compromete o fluxo de oxigênio, enfraquece os músculos abdominais, causa tensão supra-renal, comprime órgãos, cria dor lombar e estimula a liberação de adrenalina-cortisol. Aprender a respirar corretamente pode neutralizar esse efeito e desligar o alarme HPA.

Magnésio

Numerosos estudos descobriram que a liberação freqüente de adrenalina e cortisol envolvidos em uma resposta de estresse não resolvida está fortemente correlacionada com a diminuição do magnésio. O que é pior? Tudo funciona em um ciclo vicioso: como o magnésio é parte integrante da condução nervosa e do equilíbrio eletrolítico, níveis baixos podem confundir sensações de ansiedade, distúrbios do sono e depressão. Aumente suas reservas de magnésio comendo alimentos ricos em magnésio e usando óleo de magnésio .

Alimentos ricos em vitamina B

Segundo a pesquisa, as vitaminas B, particularmente a vitamina B5 (pantetina), trabalham para reduzir a hipersecreção de cortisol. Paradoxalmente, o excesso de cortisol esgota as vitaminas B do sistema, portanto, pessoas com altos níveis de estresse tendem a ser extremamente deficientes nesses poderosos nutrientes.As vitaminas B são mais eficazes quando tomadas em conjunto, portanto, comer alimentos que são ricos em todas as vitaminas B, como fígado , ou tomar suplementos de vitamina B de alta qualidade é crucial para restaurar os níveis de energia.

Aterramento

Estudos têm demonstrado que praticar o aterramento é uma das formas mais eficazes de restaurar os ritmos hormonais naturais durante o sono, ressincronizando o cortisol aos seus padrões diurnos inatos.Aterramento, ou aterramento, é a prática de se reconectar com a energia de cura da Terra, permitindo que a pele nua entre em contato direto com a superfície da Terra. Isso pode ser feito andando descalço na terra ou na areia, nadando em lagos ou no oceano ou usando produtos de aterramento primorosamente projetados ,que trazem energia da terra para a casa usando um sistema elétrico aterrado ou haste de aterramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *