Depressão, Vitaminas

Deficiência de Vitamina B12 e Depressão

É muitas vezes referida como a “vitamina energética”. É uma das principais razões pelas quais as mães continuam a ingerir alimentos infames, como o fígado bovino, nas refeições familiares .

É bem conhecido por ajudar na formação de glóbulos vermelhos, circulação saudável, boa digestão e função do sistema imunológico.

Ele tem sido mostrado para apoiar o corpo nutricionalmente e hormonalmente , limpar a pele e unhas fortes .

Este nutriente é a vitamina B12, e seus benefícios físicos são alguns dos mais comentados na medicina popular. No entanto, muitas vezes esquecemos que a vitamina B12 também é vital para o bem-estar psicológico.

Acumulando pesquisas científicas aponta para a vitamina B12 como um dos mais fortes fatores nutricionais que influenciam a saúde mental. Vamos falar um pouco sobre por que a B12 é um ator tão importante na manutenção da função cerebral e na promoção de humor positivo.

Vitamina B12 e o sistema nervoso

A vitamina B12 possui a maior e mais complexa estrutura química de todas as vitaminas. Está presente em várias formas únicas, cada uma das quais tem o cobalto mineral escondido. Por esta razão, você também verá todas as variações da vitamina B12 chamadas de “cobalamina”. A impressionante constituição química das cobalaminas faz muito sentido quando pensamos na ampla gama de funções que esses nutrientes devem desempenhar no corpo. .

Olhando apenas para o sistema nervoso, a vitamina B12 funciona em diversas áreas.

Aqui estão apenas algumas das maneiras em que a vitamina B12 suporta o cérebro e sistema nervoso central:

  • auxilia no crescimento e desenvolvimento dos nervos normais
  • melhora a comunicação entre as células nervosas
  • promove a função adrenal estável
  • fornece energia emocional e mental
  • ajuda com a capacidade de se concentrar
  • reforça a função de memória
  • Tem efeitos calmantes para equilibrar humores

Como exatamente funciona o B12?

É evidente da lista acima que a vitamina B12 impacta várias dimensões da saúde psicológica, mas exatamente como isso é uma questão mais complicada. Quando chegamos à ciência básica, os mecanismos precisos usados ​​pela vitamina B12 para atuar no sistema nervoso não são totalmente claros. No entanto, os cientistas têm algumas previsões generalizadas sobre os caminhos que esse nutriente usa para realizar seu importante trabalho.

O primeiro é através de um processo chamado myelination. Todas as células do sistema nervoso estão envoltas em um revestimento isolante chamado bainha de mielina. Essa camada protetora, composta de proteínas e substratos gordurosos, ajuda os sinais elétricos a transmitir rápida e eficientemente entre as células nervosas.

Normalmente, a vitamina B12 ajuda a construir e manter essas bainhas de mielina, mantendo conversas entre as células e o sistema nervoso funcionando forte. No entanto, quando há falta de vitamina B12 nos tecidos, como observado com deficiência dietética de vitamina B12 e outras condições, o revestimento de mielina nos nervos cranianos, espinhais e periféricos fica comprometido. Sem essa blindagem, a sinalização nervosa torna-se lenta e esporádica, levando a uma série de sintomas neurológicos, desde a dificuldade em andar até mudanças na função cognitiva e no humor.

O B12 também ajuda na produção de neurotransmissores, aqueles minúsculos mensageiros químicos que comunicam informações emocionais por todo o cérebro e corpo. Ele faz isso em colaboração com um composto chamado SAMe (ou S-adenosilmetionina em termos científicos extravagantes), que é naturalmente encontrado em todo o corpo também.

Juntos, o B12 e o SAMe (juntamente com outras vitaminas auxiliares, como B6 e folato) regulam a síntese e a degradação de vários químicos importantes que controlam o humor, como a serotonina, a melatonina e a dopamina. Sem B12 suficiente, esse elaborado sistema de produção falha e os neurotransmissores não podem mais ser liberados em taxas adequadas. À medida que os níveis de neurotransmissores despencam, podem surgir sintomas de distúrbios mentais, como a depressão.

Vitamina B12 e Depressão

Como você pode ter adivinhado até agora, a deficiência de vitamina B12 é um problema sério quando se trata de saúde mental. Embora a falta possa afetar negativamente o cérebro de várias maneiras, os estudos que conectam a deficiência de B12 e a depressão são particularmente atrativos.

Estudos observacionais descobriram que até 30% dos pacientes que são hospitalizados por depressão são deficientes em vitamina B12. Muitos praticantes presumem que esse número é realmente muito maior, visto que o teste B12 ainda não é um procedimento padrão quando se trata para o tratamento de pacientes psiquiátricos.

Um estudo interessante acompanhou 115 pessoas com diagnóstico de depressão maior por seis meses e monitorou seu status de B12 ao longo do caminho. Pesquisadores descobriram que níveis mais elevados de vitamina B12 estavam correlacionados com melhor funcionamento psicológico a longo prazo. Além disso, eles descobriram que indivíduos cujo humor melhorou ao longo do estudo tiveram os níveis mais altos de vitamina B12 no sangue, enquanto aqueles cuja depressão não mudou tiveram os níveis mais baixos.

Outro grupo de pesquisadores analisou os níveis de B12 em quase trezentos idosos com sintomas depressivos e comparou-os com os de pessoas que não estavam deprimidas. Eles descobriram que as pessoas com deficiência de vitamina B12 eram muito mais propensas a estar deprimidas.

Desde então, tem sido demonstrado que homens e mulheres idosos com deficiência de vitamina B12 são 70% mais propensos a apresentar depressão do que aqueles com status B12 normal. Isso é muito importante, pois sabemos que nossa capacidade de absorver a vitamina diminui à medida que envelhecemos, aumentando, por sua vez, as taxas de deficiência de vitamina .

A mensagem por trás desses estudos e estatísticas é evidente e essencial, e, no entanto, muitas vezes, a triagem para a deficiência de B12 é deixada de fora do tratamento psiquiátrico convencional. Já é hora de começarmos a analisar fatores nutricionais como a B12, quando se trata de cuidados de saúde mental.

Fontes de vitamina B12

Sabemos que ter grandes quantidades de B12 no corpo é uma peça essencial para manter um cérebro saudável e humor estável. Mas o que isso significa para você?

Um dos primeiros passos é certificar-se de que você está recebendo quantidades adequadas de B12 em sua dieta. O recomendado Dietary Allowances (RDA) para vitamina B12 é de apenas 2,4 mcg / dia. Muitas pessoas que seguem uma dieta padrão variada atingem este valor, no entanto, aqueles que evitam ou limitam as proteínas, por qualquer motivo, podem ter dificuldade em obter a sua RDA. As fontes alimentares primárias de B12 são baseadas em animais e incluem peixe, carne, aves, ovos, leite e outros produtos lácteos.

Especificamente, os 5 principais alimentos mais concentrados em B12 são:

1. Marisco (amêijoas, mexilhões, caranguejo) 
2. Carnes de órgãos (como fígado bovino) 
3. Peixe selvagem (como salmão, truta, cavala) 
4. Carne alimentada com capim 
5. Ovos de galinha

Se a B12 tiver se esgotado por algum tempo, pode ser necessário completar. Geralmente, a vitamina B12 é melhor assimilada quando tomada como parte de um Complexo B de espectro total que contém todas as outras vitaminas do grupo B (como B1, tiamina, niacina, riboflavina, folato, etc.).

Suplementos alimentares como grama alimentados com  fígado dessecado  ( este é o primeiro fígado alimentado com capim originário dos EUA ) fornecerão naturalmente essa combinação sinérgica.

Também é importante notar que existem fatores além da dieta que influenciam nossos níveis de B12, e é aí que surgem muitos problemas com deficiência. Por exemplo, certos medicamentos impedem a absorção completa de B12 do trato gastrointestinal. Sabe-se que os antiácidos, em particular, diminuem o B12, porque o ácido clorídrico é necessário para a clivagem da B12 dos alimentos, de modo a poder ser absorvido pelos intestinos. As condições de saúde associadas à inflamação gástrica também criam problemas com a assimilação de B12. Muitas doenças autoimunes, como tireoidite, pertencem a esse grupo.

Se você está preocupado que você pode ter uma deficiência de B12 que está afetando o seu humor e bem-estar, é sempre melhor ter uma conversa com seu médico. Avaliar e tratar a deficiência pode ser uma parte muito importante do processo de recuperação em indivíduos afetados, e um tratamento que pode ser feito de maneira relativamente simples


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