Sistema Digestivo

Como funciona o seu Sistema Digestivo?

Como funciona o sistema digestivo

A dieta e estilo de vida ocidentais estão ligados a um número crescente de doenças digestivas. A saúde do seu sistema digestivo tem muito a ver com o estilo de vida, pois é determinada pela comida que você ingere, pela quantidade de exercício que você recebe e pelo seu nível de estresse ao longo do dia.

Compreendendo melhor o processo do sistema digestivo e aprendendo algumas dicas úteis, você pode não só melhorar a saúde do seu sistema digestivo, mas também pode naturalmente ajudar-se a superar muitos problemas digestivos.


O que é o Sistema Digestivo? Como funciona e afeta a saúde?

Quais são os quatro tipos de sistemas digestivos? Os quatro tipos básicos de sistemas digestivos em animais são monogástricos, aviários, ruminantes e pseudo-ruminantes. O sistema digestivo humano é monogástrico. Uma definição básica do sistema digestivo mongástrico: um simples estômago de câmara única, em vez de um estômago de múltiplas câmaras mais complexo.

O sistema digestivo é um dos 11 principais sistemas do corpo humano. O sistema digestivo é um grupo de órgãos que trabalham juntos para converter alimentos em energia e nutrientes básicos que alimentam todo o corpo; é a base da boa saúde. Este sistema surpreendente inclui uma combinação de nervos, hormônios , bactérias, sangue e os órgãos do sistema digestivo que trabalham juntos para completar a tarefa complexa de digerir os alimentos e líquidos que consumimos todos os dias.

Qual é o trabalho do sistema digestivo? Qual é o processo de digestão? O sistema digestivo interage com todos os outros sistemas do corpo – isso inclui os sistemas nervoso, endócrino e imunológico . Você sabia que a digestão realmente começa no cérebro ? O hipotálamo, envolvido em processos metabólicos , estimula o apetite. Quando você come, seu cérebro decide como você vai digerir esse alimento – ele vai responder com estresse ou facilidade, dependendo da saúde de seus órgãos e seu estado de espírito.

Quanto tempo leva para o seu corpo digerir os alimentos? O período de tempo pode variar de pessoa para pessoa, mas normalmente leva cerca de seis a oito horas para a comida que você come passar pelo estômago e intestino delgado até o intestino grosso (cólon). Alguns estudos mostraram que esse tempo de trânsito tende a ser menor para homens e maior para mulheres. 

Há uma série de fatores em jogo no sistema digestivo. Temos sucos digestivos que contêm enzimas que aceleram as reações químicas no corpo e quebram o alimento em nutrientes. Existem também células no revestimento do estômago e do intestino delgado; essas células produzem e liberam hormônios que estimulam os sucos digestivos e regulam nosso apetite.

Nós também temos nervos que controlam o sistema digestivo. Eles conectam nossos órgãos do sistema digestivo ao cérebro e à medula espinhal, bem como liberam substâncias químicas que estimulam o relaxamento ou contração dos músculos. Temos nervos dentro do trato gastrointestinal que são acionados quando há comida presente, e isso permite que nosso sistema digestivo funcione adequadamente.


Papel dos Órgãos Digestivos

Quais são as partes do corpo envolvidas no sistema digestivo? Se você observar um diagrama do sistema digestivo, verá que há muitas partes importantes. Vamos dar uma olhada nos órgãos e funções do sistema digestivo: 

Boca – O simples ato de mastigar quebra a comida em pedaços que são mais facilmente digeridos, e a saliva se mistura com a comida para iniciar o processo de decomposição em uma forma que nosso corpo pode absorver e usar. Quando você engole, sua comida entra no esôfago, o tubo muscular que transporta alimentos e líquidos da boca para o estômago. Uma vez engolida, ela se torna involuntária e prossegue sob o controle do esôfago e do cérebro. 

Baço – O baço é um órgão linfático marrom, achatado e oval que filtra e armazena sangue para proteger o corpo contra infecções e perda de sangue. O baço é responsável pela limpeza das impurezas do sangue, destruindo antigos glóbulos vermelhos e armazenando sangue em caso de emergência, como uma lesão.

Estômago – O estômago atua como um tanque de armazenamento de alimentos para que o corpo tenha tempo de digerir grandes refeições adequadamente. Este órgão central não apenas sustenta a comida, mas também funciona como misturador e moedor. O estômago contém ácido clorídrico e enzimas digestivas que continuam a digestão dos alimentos que começaram na boca.

Enzimas e ácidos se misturam com a comida que já começou a se decompor na boca e no esôfago e se transforma em um líquido chamado “quimo”. A palavra “quimo” vem do significado grego de suco; é uma massa semifluida que é expelida pelo estômago e enviada para os intestinos durante a digestão. No estômago, o ácido clorídrico destrói as bactérias nocivas e altera as enzimas para começar a digerir as proteínas.

O ácido clorídrico é uma solução límpida, incolor e altamente pungente de cloreto de hidrogênio na água. É um ácido mineral corrosivo que serve como um fluido digestivo e quebra as bactérias indesejáveis. Depois de fazer o seu trabalho, nossa comida é a consistência de um líquido ou pasta, e está pronta para se mover para o intestino delgado para a próxima etapa deste processo complexo.

Fígado – o que faz o fígado? O fígado é o segundo maior órgão do corpo e tem muitas funções diferentes. Mas a principal função do fígado na digestão é a produção de bile e sua liberação no intestino delgado. O fígado produz e secreta a bílis, o que ajuda as enzimas do corpo a quebrar as gorduras em ácidos graxos. O fígado também limpa e purifica o sangue que vem do intestino delgado.

Depois de absorver nutrientes através do intestino delgado, ele entra na corrente sanguínea. Este sangue é enviado para o fígado para filtragem e desintoxicação. O fígado tem a incrível capacidade de decompor e armazenar aminoácidos , sintetizar e metabolizar gorduras e colesterol , armazenar glicose, desintoxicar o sangue e regular nossas funções internas. 

Vesícula biliar – A  vesícula biliar  é um pequeno órgão em forma de pêra que é usado para armazenar e reciclar o excesso de bile do intestino delgado para que ele possa ser reutilizado para a digestão das refeições futuras. A vesícula biliar fica logo abaixo do fígado e armazena a bile que é produzida no fígado, que então viaja até a vesícula biliar através de um canal chamado ducto cístico. A vesícula biliar armazena bile entre as refeições e, quando comemos, a vesícula biliar espreme a bile pelos ductos biliares, que conectam a vesícula biliar e o fígado ao intestino delgado.

Pâncreas – O pâncreas é um órgão esponjoso, em forma de tubo, com cerca de 15 centímetros de comprimento. Ele secreta enzimas digestivas no intestino delgado e isso completa a digestão química dos alimentos. O suco pancreático é capaz de digerir lipídios, carboidratos (criando energia), proteínas (criando aminoácidos para a construção) e ácidos nucleicos. A insulina  é um dos hormônios produzidos pelo pâncreas; insulina controla a quantidade de açúcar no sangue. Ambas as enzimas e hormônios são necessários para manter o corpo e o sistema digestivo funcionando adequadamente.

O pâncreas conecta-se ao fígado e à vesícula biliar com o ducto biliar comum. À medida que os sucos pancreáticos são produzidos, eles fluem para o ducto pancreático principal e então se juntam ao ducto comum, o que permite que a bile (que ajuda a digerir a gordura) decomponha os alimentos antes que ele atinja o intestino delgado.

Intestino Delgado  – O intestino delgado é um tubo longo e fino com cerca de uma polegada de diâmetro e cerca de 20 pés de comprimento. Como funciona o intestino delgado? Quando o quimo (nossos sucos que estão sendo digeridos) sai do estômago, ele entra no intestino delgado através do esfíncter pilórico – um músculo que serve como uma válvula e impede a regurgitação de alimentos do intestino de volta ao estômago.

O que é digestão e absorção? Todo o intestino delgado está enrolado e a superfície interna está cheia de muitas dobras e sulcos; a maior parte da digestão, assim como a absorção de nutrientes, ocorre no intestino delgado. Ele se transforma de um ambiente ácido para um ambiente alcalino, o que significa que os ácidos são neutralizados.

O intestino delgado é revestido por protuberâncias muito pequenas que aumentam a área da superfície da parede intestinal, o que cria uma área de absorção maior. Cada protrusão, chamada villi, é coberta por estruturas menores semelhantes a pêlos, chamadas microvilosas. Enzimas existem nas vilosidades, ajudando a decompor os nutrientes em uma forma facilmente absorvível. É o trabalho das vilosidades para ajudar a prevenir o vazamento intestinal.

O intestino gotejante é quando o revestimento intestinal está danificado. Isso é causado por má alimentação,  parasitas , infecção ou medicamentos, e permite que substâncias – como toxinas, micróbios, alimentos não digeridos ou resíduos – vazem pelo intestino delgado. 

As dobras do intestino delgado são utilizadas para maximizar a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes. Quando a comida sai do intestino delgado, cerca de 90% de todos os nutrientes foram extraídos dos alimentos que entraram nela. Uma vez que os nutrientes tenham sido absorvidos, o líquido restante passa pelo intestino delgado e vai para o intestino grosso, ou cólon.

Cólon – O cólon, ou intestino grosso, é um tubo longo e espesso que tem cerca de dois centímetros e meio de diâmetro e um metro e meio de comprimento; envolve a borda do intestino delgado. Função de cólon ou intestino grosso é o estágio final do processo digestivo. Uma vez que os sucos (que costumavam ser sua comida) deixam seu intestino delgado, eles entram no intestino grosso. Neste ponto, a maior parte da absorção de nutrientes aconteceu, mas água, vitaminas lipossolúveis e minerais também podem ser absorvidos no cólon.

As bactérias naturalmente presentes no cólon continuarão a ajudar na digestão; Essas bactérias intestinais são chamadas de flora. A Flora elimina os resíduos e extrai pequenas quantidades de nutrientes (o que resta). O resíduo que sobra sairá do corpo do cólon por meio do peristaltismo (definição da peristalse: contrações que deslocam o resíduo para o canal anal). No início, o lixo está em estado líquido, mas à medida que se move pelo cólon, a água é removida e se transforma na forma sólida das fezes.

As fezes são principalmente restos de comida e bactérias; as bactérias fundem vitaminas, processam resíduos e partículas de alimentos e nos protegem contra bactérias nocivas. Quanto tempo leva para limpar seu cólon? Demora cerca de 36 horas para as fezes passarem pelo cólon, e quando o cólon fica cheio, ele esvazia seu conteúdo no reto, que inicia o processo de eliminação.

Top 10 Dicas Saudáveis ​​para Melhorar o Seu Sistema Digestivo 

A maneira como vivemos e comemos tem um impacto direto em nosso sistema digestivo e como funciona bem. Ao tomar medidas para melhorar sua saúde digestiva, seu sistema digestivo funcionará com mais eficiência e isso melhorará sua saúde geral.

1. Continue mastigando

Uma dica fácil que pode ter um enorme impacto no seu sistema digestivo é o simples ato de mastigar! A mastigação é frequentemente subestimada, mas é crucial para uma boa digestão. Quanto mais você quebrar a comida na boca, menos trabalho terá que ser feito depois. Seu cérebro também precisa de algum tempo para receber o sinal de que você está cheio, então tome seu tempo e mastigue 20-30 vezes antes de engolir. Permita que seu estômago se prepare para a comida que está prestes a receber.

2. Coma muita fibra

É importante que você coma bastante fibra para manter sua comida se movendo facilmente através dos seus intestinos. Existem dois tipos de fibras solúveis e insolúveis. Fibra solúvel, como legumes e grãos integrais, atrai a água e ajuda a evitar que as fezes fiquem muito aquosas. Fibra insolúvel ajuda a adicionar volume às fezes. Ao emparelhar alimentos gordurosos com fibras, seu corpo será capaz de quebrar facilmente os alimentos gordurosos (que geralmente são difíceis de digerir). 

3. Beba água

Adicionando muita água à sua dieta ajudará a digestão, dissolvendo as gorduras e fibras solúveis. Isso permite que os alimentos passem pelos intestinos com mais facilidade. Esta é uma dica simples que terá um grande impacto; pouca água levará a fezes mais duras, mais difíceis de passar pelo cólon. No entanto, para promover a saúde digestiva ideal, algumas pessoas acham melhor beber água além das refeições.

4. Exercício

Mover seu corpo – fazendo caminhadas ou corridas, levantando pesos ou praticando ioga – mantém a comida passando pelo seu sistema digestivo. O exercício aumenta o fluxo sanguíneo para os órgãos e envolve os músculos do trato gastrointestinal; isso é importante porque as paredes do seu cólon precisam se contrair ao passar o lixo, e o exercício pode tonificar esses músculos.

5. Reduza o estresse

Sentimentos de estresse ou ansiedade podem atrapalhar seu sistema digestivo porque seu cérebro e sistema digestivo estão conectados. O estresse pode levar a problemas digestivos, como síndrome do intestino irritável  e úlceras. Para ajudar a controlar esses problemas de saúde digestiva, tente exercícios de alívio de estresse , obtendo mais técnicas de sono ou relaxamento, como a respiração constante ou a meditação e a oração .O que é bom para a digestão depois de comer? Ficar relaxado depois de comer é extremamente útil para promover a digestão ideal dos alimentos que você acabou de comer.

6. Coma alimentos quentes

O baço funciona melhor com o calor e não gosta do frio, e nossas enzimas digestivas requerem calor para decompor os alimentos adequadamente. Muita comida fria e bebidas podem prejudicar a função do nosso baço, então comer alimentos que são quentes é mais fácil de digerir. Tente incorporar sopas, legumes cozidos ou chás em sua dieta.

7. Pare de fumar

Fumar pode ter um impacto seriamente negativo em seu sistema digestivo porque enfraquece a válvula no final do esôfago, e isso leva ao refluxo ácido e azia; Também aumenta o risco de cânceres gastrointestinais.

8. Beba menos álcool

Já percebeu como sua digestão está um pouco depois de uma noite de bebedeira? O álcool interfere na secreção ácida, nos músculos do estômago e na absorção de nutrientes, por isso tome cuidado para não beber demais. O consumo de álcool também leva a azia, problemas no fígado e diarreia ; pode causar estragos na função dos órgãos e no sucesso do seu sistema digestivo.

9. Perder peso

Sendo ainda alguns quilos acima do peso pode causar problemas digestivos; por exemplo, a válvula entre o estômago e o esôfago às vezes não fecha completamente, o que permite que o ácido estomacal retorne ao esôfago. Ao perder peso, você está diminuindo a pressão e permitindo que seu sistema digestivo continue funcionando adequadamente.

10. Tente probióticos

Além das fibras, uma das coisas que faltam na dieta ocidental são doses saudáveis ​​de probióticos , que são bactérias benéficas que ajudam o sistema imunológico. Os probióticos competem por espaço com bactérias ruins, promovem a liberação de anticorpos naturais no trato digestivo e podem até atacar bactérias nocivas diretamente em alguns casos. Pesquisas descobriram que os probióticos podem aliviar a síndrome do intestino irritável, prevenir alergias e infecções e até encurtar a duração do resfriado comum. Laticínios cultivados é uma das melhores fontes de probióticos; Você também pode experimentar pão de fermento, repolho em conserva e soja fermentada. As enzimas digestivas são outro complemento diário excelente que pode realmente melhorar a saúde digestiva.


Sinais de Problemas no Sistema Digestivo + Causas

Doenças do sistema digestivo são distúrbios do trato digestivo, que também é conhecido como trato gastrointestinal (também chamado de trato gastrointestinal).

Os sinais e sintomas de alerta iniciais de problemas que envolvem o trato digestivo geralmente incluem um ou mais dos seguintes:

  • Sangramento
  • Inchaço
  • Prisão de ventre
  • Diarreia
  • Azia
  • Incontinência
  • Náusea e vomito
  • Dor na barriga
  • Problemas de deglutição
  • Ganho ou perda de peso

As doenças digestivas que podem causar alguns dos sintomas mencionados acima incluem:

  • Cálculos biliares, colecistite e colangite
  • Problemas retais, como fissura anal, hemorroidas, proctite e prolapso retal
  • Problemas do esôfago, como estenose (estreitamento) e acalasia e esofagite
  • Problemas de estômago, incluindo gastrite, úlceras gástricas geralmente causadas por infecção por H. pylori e câncer
  • Problemas hepáticos, como hepatite B ou hepatite C, cirrose, insuficiência hepática e hepatite auto-imune e alcoólica
  • Pancreatite e pseudocisto pancreático
  • Problemas intestinais, como pólipos e câncer, infecções, doença celíaca, doença de Crohn , colite ulcerativa, síndrome do intestino irritável (IBS), diverticulite, má absorção, síndrome do intestino curto e isquemia intestinal
  • Doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) , úlcera péptica e hérnia de hiato

Principais alimentos para digestão

Você está se perguntando: “Como posso melhorar a digestão?” Comece escolhendo os alimentos certos para comer diariamente:

  • Caldo de osso
  • Laticínios de cultura crua
  • Legumes fermentados  e outros alimentos probióticos. Os probióticos podem ajudar a aliviar o intestino permeável, aumentando a produção de proteínas de junção apertadas que defendem a permeabilidade intestinal.
  • Sementes germinadas (como sementes de chia, sementes de linhaça e sementes de cânhamo)
  • Alimentos ricos em  ácidos graxos ômega-3,  como peixes selvagens
  • Ervas e especiarias
  • Produtos de coco
  • Outros alimentos ricos em nutrientes e anti-inflamatórios, como carne de vaca alimentada com capim, cordeiro, outros vegetais frescos e a maioria das frutas, vinagre de maçã, vegetais do mar e outros superalimentos.

Piores alimentos e substâncias para a digestão

Uma dieta pobre é de longe uma das principais causas de disfunção do sistema digestivo. O que é uma dieta pobre? Um que inclui alérgenos e alimentos inflamatórios, como grãos sem germinação, adição de açúcar, OGMs, óleos refinados, carne de criação industrial , alimentos processados , comida rápida , aditivos alimentares sintéticos e produtos lácteos convencionais.

Há também  sete aditivos alimentares que provocam intestino permeável e outros problemas digestivos, incluindo açúcar, glúten, emulsificantes, sódio e “cola de carne”.

Outra coisa que pode levar a problemas digestivos é a sobrecarga de toxinas, que inclui um alto consumo de álcool e drogas. Existem milhares de produtos químicos e toxinas com os quais entramos em contato a cada ano, infelizmente, mas alguns dos piores criminosos incluem antibióticos, pesticidas, água da torneira, aspirina e  AINEs .

Precauções

Se você tiver algum sinal de distúrbio do sistema digestivo, consulte seu médico. Se você está grávida, amamentando, tem uma condição médica contínua ou está atualmente tomando medicação, converse com seu médico antes de fazer qualquer mudança na dieta ou adicionar quaisquer remédios naturais à sua dieta. Além disso, fale com um pediatra se você suspeitar que seu filho tenha um problema no sistema digestivo antes de tentar qualquer tratamento natural.


Considerações Finais sobre o Sistema Digestivo

  • Para estar em bom estado de saúde, a saúde do seu sistema digestivo é da maior importância.
  • Existem muitas partes e funções do sistema digestivo humano, que devem estar em um estado ideal para que todo o sistema digestivo funcione como deveria.
  • Existem muitos sintomas que podem indicar má saúde digestiva, incluindo inchaço, indigestão, diarréia e dor de estômago.
  • Sintomas digestivos indesejados não devem ser ignorados e podem ser o resultado de um intestino permeável, uma  infecção por H. pylori ou uma de muitas outras doenças digestivas.
  • Sua função do sistema digestivo pode ser aprimorada por:
    • Comer uma dieta saudável, incluindo muitos alimentos integrais e fibras saudáveis
    • Mastigando bem sua comida
    • Reduzindo o estresse
    • Bebendo bastante água
    • Não comer alimentos problemáticos, como carnes de criação, alimentos processados ​​e fast foods
    • Evitar o consumo excessivo de álcool e drogas como AINEs
    • Exercício diário
    • Perder peso, se necessário
    • Tomar suplementos diários de enzimas digestivas e probióticas

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