Colesterol

Comida & Humor: O Papel do Colesterol

Colesterol. É uma palavra assustadora, certo? Aquela que envia um arrepio nos ombros dos seguidores da dieta em todo o país e traz os acordes eery de uma trilha sonora de filmes de terror para a mente. O estabelecimento médico moderno culpa quase tudo por causa desse negócio sujo e penoso, e somos ensinados a suprimir nossos desejos por alimentos ricos em colesterol com um senso de urgência e vergonha. Manteiga cintilante, fatias escaldantes de bacon ou fatias de queijo branco satisfatório são atendidas com um rápido “Agora você não comeria isso , você iria ?!” Então, ao invés disso, nossas refeições são enfeitadas timidamente com spritzers de salada light e regadas com nutrientes. leite desnatado. No entanto, ao contrário deste pensamento temeroso, evidências recentes mostraram que o colesterol baixo poderia, paradoxalmente, estar contribuindo para o aumento impressionante da depressão e das doenças inflamatórias no último século.

O que é colesterol?

Vamos começar com o básico: o colesterol não é uma toxina que ameaça a vida. De fato, o colesterol é uma molécula de tamanho médio encontrada em quase todas as células vivas. Uma substância macia, cerosa, age para isolar contra mudanças de temperatura e fornecer estabilidade estrutural para as células. Nos humanos, também serve como espinha dorsal de muitos hormônios importantes e outros biomessageiros. O colesterol é tão absolutamente essencial para a vida que a maioria das células tem a capacidade de sintetizá-lo de forma independente, embora a maior parte da oferta do corpo seja criada no fígado.Quantidades adicionais são consumidas através de meios dietéticos, particularmente de alimentos derivados de animais densos em nutrientes. Embora tenha sido hipotetizado que altos níveis de colesterol dietético aumentaram os níveis sanguíneos e resultaram em doenças cardíacas, evidências crescentes mostraram que essa teoria falha não é verdadeira. Enquanto o público em geral e muitos profissionais da medicina convencional ainda se apegam a esse pensamento antiquado, a maioria dos pesquisadores agora reconhece que a inflamação e o estresse oxidativo são os responsáveis ​​primários quando se trata de doenças cardíacas e complicações relacionadas.
Infelizmente, esse erro esmagador deixou muitas pessoas em estado de frenética fobia ao colesterol. Os cereais em caixa, laticínios com baixo teor de gordura e opções açucaradas de baixo teor calórico de nosso erro alimentar industrializado prevalecem, já que os alimentos ricos em proteínas e ricos em proteínas que antes eram nossos ancestrais (ovos, carnes, manteiga, queijo e outros) permanecem completamente cortada do menu. No entanto, essa dieta não natural, deficiente em colesterol, pode, ironicamente, ser um fator contribuinte para o aumento da depressão e das doenças inflamatórias no último século.

Colesterol e Humor

Aproximadamente 23% do colesterol total no corpo humano é encontrado no sistema nervoso central. Assim, não é de surpreender que grande parte da evidência científica atual registre a seguinte conclusão: quando o colesterol está muito baixo, os problemas neurológicos são abundantes. De fato, estudos observacionais realizados nas últimas três décadas constataram consistentemente que baixos níveis de colesterol estão relacionados a desfechos psicológicos negativos como depressão, transtorno bipolar, violência e suicídio. Então, vamos dar uma olhada em algumas das funções mais específicas do colesterol e como ele está ligado ao humor.

Integridade da Membrana Celular

Como observado anteriormente, uma das principais funções do colesterol é como um componente primário das membranas celulares que envolvem cada uma de nossas células. Atua para determinar a fluidez e permeabilidade elétrica dessas camadas, dando às nossas células sua integridade estrutural geral.Curiosamente, as membranas celulares também abrigam nossos receptores de serotonina, os locais nos quais esse neurotransmissor do bem-estar é reconhecido pelas células. Estudos recentes sugeriram que, na ausência de compostos adequados de colesterol na membrana celular, esses receptores vitais são de alguma forma bloqueados ou de outra forma perturbados. Na presença deste mau funcionamento, o corpo não pode efetivamente usar a serotonina e, como resultado, o humor e o comportamento podem se tornar distorcidos.

Síntese De Mielina

A síntese de colesterol está inextricavelmente ligada à produção de mielina – um dos materiais mais importantes e abundantes no cérebro e no sistema nervoso. A mielina é responsável por revestir as fibras nervosas para garantir que essas estruturas delicadas sejam adequadamente nutridas, protegidas e isoladas.Quando o colesterol é inadequado, essas bainhas de mielina tornam-se insuficientes, fazendo com que os sinais nervosos fraquejem e as fibras comecem a se deteriorar. Esses processos podem eventualmente resultar em condições tão devastadoras como esclerose múltipla, demência e alterações de humor / comportamento.

Equilíbrio Hormonal

O colesterol também desempenha um papel significativo no sistema endócrino, onde atua como o precursor de cinco classes principais de hormônios esteróides. Como moléculas sinalizadoras poderosas, esses hormônios regulam processos dinâmicos como metabolismo, reprodução, desintoxicação e resposta ao estresse. Como o colesterol forma a espinha dorsal a partir da qual essas moléculas são construídas, uma queda na disponibilidade dessa matéria-prima causa a falência da produção de hormônios.Consequentemente, a comunicação em todo o sistema do corpo é atenuada e, com o tempo, pode ocorrer um perigoso colapso na função física e mental.

Conexão de vitamina D

A literatura que liga a vitamina D às mudanças de humor é vasta e complexa. Os baixos níveis de “vitamina do sol” estão consistentemente associados à depressão e a um mergulho correlacionado na serotonina, e, portanto, as pessoas são frequentemente instruídas a sair para absorver parte desse nutriente crucial. O que é muitas vezes ignorado, no entanto, é que precisamos de colesterol para fabricar vitamina D!Quando os raios UVB do sol atingem a pele, um derivado de colesterol é convertido em D3. Assim, não importa quanto tempo você gasta se aquecendo ao ar livre, seus níveis de vitamina D não se moverão a menos que você tenha colesterol adequado para completar o processo.

Otimizando o colesterol com dieta

Ficamos tão facilmente fascinados com a ideia sensacionalista de dieta restritiva e a demonização da gordura e do colesterol, que continuamos a seguir cegamente as recomendações das agências governamentais e meios de comunicação para limitar o colesterol através de dieta e medicamentos.Alimentos tentadores ricos em gordura saturada e colesterol permanecem aprisionados no bloco superior da pirâmide alimentar, enquanto nos esquecemos de fazer uma pausa e refletir sobre como os diferentes alimentos nos fazem sentir. Ao fazê-lo, ignoramos alguns sinais cruciais em nossos corpos e causamos alguns transtornos muito dinâmicos em nosso padrão biológico inato, como revisto acima. Além disso, esta limitação crônica de alimentos ricos em colesterol cria deficiências em uma série de outros nutrientes abundantes – proteínas animais, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Quando esses blocos cruciais estão esgotados, muitos dos nossos caminhos biológicos vitais simplesmente não funcionam corretamente. O estresse pode sair do controle, os níveis de energia dão errado, o ganho de peso torna-se errático … e todo o tempo as pessoas culpam esses resultados por si mesmas, não entendendo os processos bioquímicos profundos em jogo. A menos que sejam adequadamente redirecionadas, essas deficiências primárias criam um ciclo exaustivo e autodestrutivo que se transforma em uma série de outras lutas psicossociais.

Infelizmente, as evidências mostram que os níveis de colesterol não são “fixados” pela modificação repentina da quantidade de colesterol na dieta. Embora isso seja uma solução limpa e organizada, verifica-se que o corpo muitas vezes compensa a quantidade de ingestão externa regulando a produção de maneira ascendente ou negativa. O que muitos clínicos funcionais e integrativos observaram, no entanto, é que através da adoção de uma dieta tradicional rica em colesterol, o corpo é reabastecido e as deficiências subjacentes curadas, de tal forma que a síntese do colesterol pode ser preparada e mediada para um orgânico neutro. Abaixo estão alguns alimentos que foram mostrados para ajudar a estabilizar o colesterol naturalmente:

1. Ovos Pastados

2. Alimentos crus

3. Gorduras Saudáveis

4. Caldo de Osso

5. Alimentos Fermentados

6. Óleo De Peixes De Alta Vitamina

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