DHA, Ômega 3

Comida Essencial Para o Cérebro: Por Isso Você Provavelmente Precisa de Suplementos de DHA

DHA

 Mais da metade, ou 60 por cento, do cérebro é composto de gordura. Assim, as gorduras saudáveis ​​desempenham um papel crucial no desenvolvimento do cérebro. Em particular, os ácidos graxos ômega-3 são os mais importantes quando se trata da estrutura e do desempenho do cérebro . Estas são gorduras essenciais que podem ser encontradas em alimentos como peixes , óleos vegetais, nozes, sementes de linhaça., óleo de linhaça e verduras e suplementos. Existem três principais ômega-3 – ácido eicosapentaenóico (EPA), ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido alfa-linolênico (ALA). Esses ômega-3 são os blocos de construção preferidos das células cerebrais e nervosas. Sem estes, o cérebro utilizará todas as gorduras disponíveis, o que resulta em células cerebrais pobres. Entre os três, o DHA parece ser o ômega-3 mais essencial para o cérebro.

DHA e seus benefícios em todas as etapas da vida

DHA compõe 97 por cento dos ácidos graxos ômega-3 no cérebro. É um componente estrutural primário da parte do cérebro responsável pela memória, linguagem, criatividade, emoção e atenção. Além disso, o DHA está envolvido na comunicação das células cerebrais. Suporta os melhores níveis de numerosos neurotransmissores essenciais, como dopamina, serotonina, GABA e acetilcolina. Além disso, aumenta a quantidade de neurotransmissores que permitem ao cérebro utilizar melhor esses químicos cerebrais. Existem até evidências fósseis que indicam que o cérebro depende de frutos do mar para o DHA.

DHA desempenha um papel crucial na saúde do cérebro em todas as fases da vida. De fato, é importante para o desenvolvimento cerebral de recém-nascidos. As mães são sugeridas para tomar suplementos de DHA para o desenvolvimento do cérebro do bebê. Bebês recebem seu DHA do leite materno ou fórmulas infantis suplementadas com DHA. Em crianças com transtorno depressivo, estudos mostram que a suplementação com DHA reduziu seus sintomas depressivos, enquanto melhorou a atenção, hiperatividade, comportamento desafiador e sono daqueles com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Para adultos, o DHA ajuda a preservar o volume do cérebro retardando o envelhecimento do cérebro, já que o cérebro naturalmente encolhe com a idade. Também aumenta a plasticidade cerebral, melhora o humor e melhora a saúde mental. Além disso, aumenta o número de fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF),

Em adultos mais velhos com problemas cognitivos leves, um estudo descobriu que a suplementação de DHA pode melhorar sua memória e aprendizado . Ajuda-os a manter-se em forma mental e a reduzir o risco de doenças mentais relacionadas com a idade, como a neuroinflamação, a degeneração macular e a doença de Parkinson.

Onde obter o DHA?

O DHA não é produzido no corpo, portanto deve ser adquirido a partir de alimentos ou suplementos . Grandes quantidades de DHA podem ser tomadas de peixes de água fria, peixes gordurosos, como salmão, atum, sardinha, marisco e arenque. As mulheres grávidas ou aquelas que planejam engravidar não devem comer tipos específicos de peixe, incluindo cavala, tubarão, espadarte e peixe. O ácido graxo também pode ser encontrado em nozes, sementes de linho e vegetais do mar, mas apenas em pequenas quantidades. Como suplemento, o DHA está disponível em duas formas comuns – cápsulas de óleo de peixe e DHA de algas. Cápsulas de óleo de peixe contêm tanto DHA e EPA, enquanto o último só tem DHA. Embora não exista um Dietary Recommended Allowance (RDA) para o DHA, os especialistas sugerem que se tome 500 a 1.000 miligramas (mg) de ômega-3 total por dia para permanecer saudável e combater a deficiência.

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