Saúde do Cérebro

Comer mais frutas cítricas é uma maneira fácil de prevenir a demência

Um estudo recente feito por pesquisadores da  Universidade Tohoku,no Japão, revelou que os amantes de frutas cítricas são menos propensos a desenvolver comprometimento cognitivo relacionado à idade e demência. No estudo, que apareceu no Journal of Nutrition , a equipe descobriu que pessoas mais velhas que comem laranjas, limões, toranjas e limas, entre outros, podem reduzir seu risco de desenvolver demência em mais de um quarto.

O estudo, que durou até sete anos, examinou dados de mais de 13.000 adultos idosos no Japão, incluindo sua dieta e saúde cerebral. Durante esse tempo, a equipe examinou sua taxa de consumo de frutas cítricas e se elas desenvolveram algum tipo de comprometimento cognitivo – incluindo demência. Os resultados foram positivos: os pesquisadores descobriram uma ligação direta entre o consumo frequente de frutas cítricas e melhor memória e saúde do cérebro. Entre os adultos que fizeram parte do estudo, aqueles que comeram limões, limas e laranjas diariamente diminuíram suas chances de desenvolver demência em pelo menos 23%, em comparação àquelas que acabaram de comê-lo menos de duas vezes por semana. Além disso, aqueles que não comem regularmente frutas cítricas correm o risco de sofrer declínio cognitivo relacionado à idade.

De acordo com os pesquisadores, o efeito neuroprotetor mostrado por aqueles que comiam regularmente laranjas e limões pode ser atribuído à nobiletina, um flavonóide que estimula o cérebro, encontrado principalmente nas cascas de várias frutas cítricas. Com base em estudos anteriores sobre o composto, verbiletin foi encontrado para retardar e até mesmo reverter os sinais de comprometimento cognitivo relacionado com a idade e perda de memória, com base em estudos em animais.

Este efeito biológico é outro acréscimo aos muitos benefícios para a saúde da nobiletina , tais como:

  • Anti-inflamatório. Vários estudos identificaram as propriedades anti-inflamatórias da nobiletina e seus metabólitos. Em particular, um estudo mostrou que pode inibir a expressão de certas proteínas pró-inflamatórias. Em um estudo discreto, os pesquisadores descobriram que a nobiletina é capaz de reduzir a inflamação nas vias aéreas de ratos asmáticos, enquanto outro descobriu que ela pode reduzir a gravidade da inflamação induzida por raios UVB (ultravioleta-B).
  • Anticâncer. A pesquisa mostrou que a nobiletina contém propriedades antiproliferativas, isto é, a capacidade de retardar o aumento anormal das células. Ele também mostrou resultados promissores contra certos tipos de câncer , com base em linhas celulares de câncer no fígado, estômago, cólon e próstata.
  • Redução de colesterol Nobiletin pode reduzir os níveis de colesterol no sangue, impedindo a formação de macrófagos carregados de gordura. Essas células se ligam às paredes das artérias, aumentando o risco de aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.

“Alguns estudos biológicos indicaram que os citros podem ter efeitos preventivos contra o comprometimento cognitivo, mas nenhum estudo examinou a relação entre o consumo de citros e as taxas de demência”, concluíram os pesquisadores em seu estudo. “Nossas descobertas sugerem que o consumo frequente está associado a um menor risco de demência.”

Outros itens alimentares para a saúde do cérebro

Não são apenas frutas cítricas que são ótimas para a saúde do cérebro. Aqui estão alguns alimentos que são ótimos com as frutas azedas – e oferecem uma camada adicional de proteção para o cérebro.

  • Folhas verdes. Espinafre e outras verduras são ótimas fontes de magnésio, que melhoram a circulação sanguínea no cérebro.
  • Mirtilos . Os antioxidantes encontrados em mirtilos são conhecidos por proteger o corpo contra o estresse oxidativo e poluentes tóxicos. Estes dois, em particular, significam problemas para o cérebro, já que estão ligados a doenças neurodegenerativas como a demência e a doença de Alzheimer. Estudos também mostraram que os mirtilos melhoram a capacidade de aprendizagem, bem como as habilidades motoras.
  • Abacate. O principal ingrediente do guacamole também é um ingrediente-chave na saúde do cérebro: ele contém gorduras saudáveis ​​que ajudam a regular o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Claro, existem outras frutas e vegetais que podem ajudar a melhorar a saúde do cérebro. A chave é comer (e aproveitar!) Regularmente.

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