Energia & Fadiga

Combate à Fadiga

Provavelmente a queixa mais comum das pessoas hoje é a fadiga. Esta não é uma doença em si, mas sim um sintoma importante de muitos distúrbios. Infelizmente, a fadiga deve ser tratada geralmente como o transtorno mais presente, sem muito mais para ajudar no diagnóstico. Como você pode entender da seguinte lista longa, mas interminável de possíveis causas, uma queixa aparentemente simples pode ser muito complexa em seu diagnóstico e tratamento adequados: hipoglicemia, estresse, anemia, toxicidade, alergia, desequilíbrios glandulares, eliminações fracas ou assimilação. causas cardiovasculares, dieta inadequada, falta de exercício exigente, excesso de sexo, pílulas anticoncepcionais, excesso de peso, excesso de trabalho, falta de sono, ocupação sedentária, distúrbios psicológicos, envenenamento por metais pesados, doenças degenerativas, respiração superficial, etc., etc. .

Um bom exame físico geralmente revela as pistas para a origem da fadiga. Apesar de muitos fatores envolvidos, na realidade, a maioria deles envolve uma base nutricional. A hipoglicemia, ou baixo nível de açúcar no sangue, é uma das causas mais freqüentes, mais evidente no meio da manhã e da tarde, tornando-se mais contínua à medida que o sistema do corpo se torna menos capaz de lidar com o estresse repetido. 

As glândulas supra-renais e o pâncreas ficam sobrecarregados e, eventualmente, deixam de funcionar adequadamente. O tipo de dieta geralmente responsável pela hipoglicemia é rica em carboidratos refinados e deficiente em vitaminas e minerais essenciais para a saúde e bem-estar das glândulas e órgãos do corpo – Vitaminas A, complexo B, B12, C, E, Cromo, Ferro , Cálcio, magnésio, pólen de abelha, levedura de cerveja, Kelp, Spirulina.

O estresse é muito comum na fadiga e pode causar uma forma de hipoglicemia, esgotando as glândulas supra-renais, que respondem a qualquer medo, ansiedade, preocupação ou emoção semelhante, como se fossem condições de emergência. Para enfrentar esse “perigo”, uma ampla gama de ações fisiológicas entra em ação para fornecer energia necessária. Mas, eventualmente, as glândulas adrenais se esgotam e, à medida que as reservas de energia vital ficam sobrecarregadas, a fadiga é resultado. 

Diferentemente da verdadeira hipoglicemia nutricional, esse tipo de fadiga não ocorre necessariamente entre as refeições, mas pode estar mais relacionado a um incidente de intenso estresse ou emoção. E, se esse estresse é no mesmo tempo e espaço que uma dieta refinada, juntamente com a ingestão de cafeína, o estado hipoglicêmico pode assumir um caráter totalmente imprevisível.

Na realidade, a cafeína é uma droga. Uma droga socialmente aceita, no entanto. Ao contrário do açúcar, que pelo menos retira parte de sua energia de sua natureza calórica, cafeína e bebidas contendo cafeína, como café ou chá sem açúcar, e refrigerantes, não têm valor energético intrínseco. Ao invés de dar energia, eles causam uma ação de emergência endócrina para extrair energia das reservas vitais do corpo no fígado e nos músculos. 

A cafeína faz com que o glicogênio armazenado nesses tecidos seja mobilizado e convertido no combustível do corpo, a glicose. Em última análise, essa extração de energia deixa as reservas de energia severamente esgotadas, assim como um gastador imprudente logo encontra seus bolsos vazios. O resultado é uma profunda fraqueza e fadiga crônica.

Bebidas com cafeína são provavelmente a maior maldição para o corpo, após o açúcar refinado. Bebedores habituais de café, chá ou refrigerantes literalmente se tornam viciados em sua bebida. Quantas vezes você ouviu alguém dizer que simplesmente não consegue ir sem o café da manhã, ou quem fica com dor de cabeça matinal a menos que tome café? Que sinal mais claro de dependência poderia ser mais evidente? A má notícia: absolutamente nenhum progresso será feito com a fadiga crônica, desde que o café / cafeína faça parte da dieta.

Além de perturbar os efeitos do baixo nível de açúcar no sangue, a dieta também pode influenciar as reservas energéticas de outras formas. Muitas deficiências de vitaminas e minerais estão relacionadas à falta de energia. Essas deficiências são bastante comuns como resultado do consumo de alimentos desvitalizados, ou podem estar relacionadas a condições de perda de sangue por períodos menstruais ou úlceras sangrantes. 

Deficiência de proteína, em alguns casos, pode ser uma causa de fadiga, enquanto o excesso de consumo de proteína pode ser um fator também. O hábito de pular o café da manhã ou simplesmente comer um donut e café está associado tanto ao baixo nível de açúcar no sangue quanto ao cansaço matinal.

Normalmente, uma mudança para um café da manhã substancial não refinado irá remover completamente os “blahs” da manhã. O excesso de proteínas, especialmente as proteínas animais com gordura saturada, causa mais problemas do que as aspirinas da Bayer. Alguns desses problemas são doenças cardiovasculares e doenças e toxicidade do fígado e da vesícula biliar, todos com sintomas de fadiga. Tomando uma caminhada no lado selvagem, uma pessoa sedentária comendo excesso de proteínas vegetarianas pode experimentar fadiga semelhante. 

Em geral, quanto mais exigente exercício uma pessoa faz, mais proteína ele ou ela pode comer e lidar de forma eficaz. Qualquer excesso obstrui o sistema, causa toxicidade e diminui a vitalidade do corpo, ao tentar lidar com a quantidade excessiva de resíduos desnecessários e muitas vezes mais tóxicos do metabolismo protéico.

Outra forma de toxicidade resulta de eliminações fracas. Tempo de trânsito intestinal lento, também conhecido como síndrome do intestino carregado ou constipação, faz com que os resíduos tóxicos no cólon sejam reabsorvidos, causando letargia, depressão, língua revestida, fadiga e outros sinais de problemas de saúde. Uma dieta rica em fibras corrige esta situação com bastante facilidade. 

Um dos principais papéis do fígado é desintoxicar os elementos nocivos ou indesejados no corpo. Se o fígado está sobrecarregado, resulta em toxicidade geral. Um fígado congestionado devido ao excesso de toxinas como pesticidas (como OGMs), corantes alimentares, sabores artificiais como MSG e / ou aspartame, conservantes, etc., de alimentos, excesso de alimentos gordurosos, excesso de proteína, exposição química ou drogas também deixe a pessoa em um estado tóxico e lento.

A falta de exercício exigente e a má função da pele causam má circulação do sangue e da linfa. Isso resulta em estagnação e, finalmente, toxicidade em vários grupos de órgãos, causando menor vitalidade e fadiga. É um tanto paradoxal que o exercício, que inicialmente requer energia, produza uma abundância de vitalidade e mais energia. 

Ocupações que exigem pouco esforço físico são muito mais fatigantes do que o bom e físico trabalho físico. O exercício estimula a circulação sanguínea e linfática, ajuda na nutrição dos tecidos, estimula o sistema endócrino, tonifica e limpa o sistema cardiovascular, e geralmente age para “engraxar” toda a nossa máquina corporal. O exercício também ajuda a manter nossas energias dirigidas e concentradas, prevenindo muitos transtornos emocionais e mentais.

A alergia alimentar é uma causa frequentemente ignorada de falta de vitalidade, depressão, apatia, fadiga e outros sintomas semelhantes. Isso pode ser causado por qualquer alimento e pode causar sintomas agudos repentinos quase ao ponto de ficar deitado de costas, ou a fadiga crônica mais sutil se o alérgeno for consumido regularmente. 

Doenças cardiovasculares, arteriosclerose e artroscopia podem reduzir a eficiência da circulação sanguínea. Se o fluxo sanguíneo para o cérebro é reduzido devido ao estreitamento dos vasos sanguíneos, pode resultar em fadiga mental e letargia. Um efeito semelhante ocorre devido à artrite cervical, onde as alterações ósseas invadem os vasos, que passam através deles e fornecem sangue ao cérebro.

Outras doenças degenerativas, como o câncer, geralmente são percebidas primeiro por vagas sensações de cansaço e falta de energia e vitalidade. 

Como você pode ver, a fadiga simples pode ser bastante complexa e, por todos os meios, nada a ser ignorado. 

No que diz respeito à dieta, o que foi listado no artigo anterior, Anemia Reversed, deve ser respeitado quando a fadiga se manifesta. 

Resumidamente, a dieta deve ser uma dieta vegetariana orgânica, sem grãos refinados, sem alimentos processados, sem cafeína, álcool ou tabaco, e por todos os meios, nada que tenha um rosto ou uma mãe, ou laticínios ou ovos. Você quer construir, não continuar a quebrar. 

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