Probióticos

Bactérias benéficas nos seios podem proteger as mulheres do Câncer

Probióticos promovem a saúde digestiva. Mas de acordo com um estudo, probióticos também podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer de mama .

Os resultados do estudo foram publicados na revista Applied and Environmental Microbiology em colaboração com oAmerican Society for Microbiology .

Probióticos e prevenção do câncer de mama

Os probióticos estão associados a uma função digestiva e urinária melhorada, juntamente com um sistema imunológico mais forte. Estes microrganismos vivos, que podem ser ingeridos através de suplementos ou alimentos fermentados, também podem curar a síndrome do intestino irritável. (SII) e outros problemas inflamatórios intestinais.

No estudo, o Dr. Gregor Reid e seus colegas pesquisadores descobriram que certos tipos de bactérias nocivas foram encontradas dentro dos seios de mulheres com câncer de mama. . Enquanto isso, as bactérias benéficas prosperaram dentro do tecido mamário saudável. A equipe de pesquisa postula que as bactérias benéficas nos seios podem ajudar a proteger as mulheres contra o câncer.

Os cientistas também sugeriram que tomar probióticos pode ser uma prática preventiva benéfica para o câncer de mama em mulheres.

Para o estudo, os pesquisadores obtiveram amostras de tecido mamário de 58 pacientes do sexo feminino submetidas a mastectomias ou lumpectomias para tumores cancerígenos (45 mulheres) ou benignos (13 mulheres). A equipe também analisou amostras de tecido mamário de outro grupo formado por 23 mulheres saudáveis ​​que realizaram cirurgia de aumento ou redução dos seios.

Bactérias no tecido mamário

Os pesquisadores usaram a cultura e o sequenciamento de DNA para identificar as bactérias dentro das amostras de tecido, e os resultados mostraram que as mulheres com câncer de mama tinham altos níveis de  E. coli e Staphylococcus epidermidis. . Ambos são conhecidos por causar quebras no cordão duplo prejudiciais no DNA.

O mecanismo de reparo das células para esses tipos de quebras, que são muito difíceis e propensas a erros, pode causar câncer.

Por outro lado,  Streptococcus thermophilus  e Lactobacillus são encontradas nos seios das mulheres que não tiveram câncer. Essas bactérias, consideradas promotoras de saúde, também possuem propriedades anticancerígenas.

Células assassinas naturais (células NK) no sistema imunológico controlam o crescimento do tumor. Isso significa que ter um baixo nível de células NK está ligado a um risco maior de desenvolver câncer. Felizmente, S.  thermophilus produz antioxidantes que reduzem as espécies reativas de oxigênio que causam danos no DNA, o que resulta em câncer.

Os pesquisadores foram inspirados a conduzir esse tipo de pesquisa porque “menores incidentes de câncer de mama estão ligados a mulheres que estão amamentando”. O leite humano é rico em bactérias benéficas, e os cientistas levantaram a hipótese de que aumentar esses níveis poderia minimizar o risco de câncer.

Isso não significa que a mulher precise de lactato para melhorar a flora bacteriana no tecido mamário.

De acordo com um estudo separado de pesquisadores espanhóis, os lactobacilosprobióticos atingem a glândula mamária quando ela é ingerida. Os dados confirmaram que os probióticos podem efetivamente aumentar as bactérias benéficas e suprimir o crescimento de outras cepas prejudiciais.

A pesquisa continuada pode ajudar a confirmar como certos probióticos podem ser usados ​​para combater ou prevenir o câncer de mama. Enquanto a pesquisa está em andamento, consuma alimentos ricos em probióticos como sopa de missô ou tempeh regularmente para melhorar sua saúde digestiva e diminuir o risco de câncer de mama.

Alimentos ricos em probióticos saudáveis

Abaixo está uma lista de alimentos que podem ajudar a melhorar sua saúde digestiva e promover o crescimento de bactérias benéficas .

  • Queijo – Alguns queijos , como cheddar, cottage, Gouda e queijo mussarela, contêm probióticos do processo de envelhecimento.
  • Laticínios – iogurtes orgânicos e com baixo teor de gordura contêm probióticos. Verifique as culturas vivas no rótulo, pois nem todos os iogurtes têm probióticos. Bebidas lácteas como kefir , uma bebida láctea fermentada que contém bactérias e leveduras vivas, também é uma boa fonte de probióticos.
  • Alimentos fermentados – Kimchi, um prato coreano fermentado, contém vegetais como repolho, especiarias e bactérias lácticas. O chá de Kombuchá, uma bebida fermentada com bactérias e leveduras, é outra opção. Chucrute é outro prato à base de repolho que também é fermentado em bactérias de ácido láctico. Outros alimentos fermentados ricos em probióticos incluem soja fermentada em sopa de miso , picles e tempeh.

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