Vitaminas

As Multi-vitaminas fazem mais mal do que bem?

Você pode não perceber, mas as pessoas têm suplementado vitaminas e minerais há milhares de anos.

É um equívoco comum que nossos ancestrais só comiam fora da terra, e a maioria das pessoas não está ciente de que as culturas antigas trataram a deficiência nutricional com quaisquer métodos rudimentares que estivessem disponíveis para eles na época.

A ilustração perfeita é como os antigos egípcios reconheciam e tratavam os problemas de visão associados à deficiência de vitamina A. O Papiro de Ebers, o famoso papiro médico do conhecimento de ervas datado de 1550 aC, discute longamente as técnicas usadas pelos antigos médicos egípcios para tratar a cegueira noturna espremendo os “sucos” do fígado de cordeiro grelhado nos olhos de seus pacientes. Então o paciente comeria o fígado, que é extremamente rico em vitamina A. É difícil imaginar como isso seria hoje, mas isso realmente mostra o quanto as pessoas estavam dispostas a se manter saudáveis, não é? !

Suplemento Dietético Definido

Embora possa parecer um pouco pouco convencional usar o sangue de cordeiro como suplemento, ele se encaixa perfeitamente na definição de um suplemento dietético. De acordo com a Food and Drug Administration dos EUA:

Um suplemento dietético é um produto destinado à ingestão que contém um “ingrediente dietético” destinado a agregar mais valor nutricional para (suplementar) a dieta. Um “ingrediente dietético” pode ser uma ou qualquer combinação das seguintes substâncias:

Suplementos dietéticos podem ser encontrados em muitas formas, como comprimidos, cápsulas, comprimidos, cápsulas de gel, líquidos ou pós. Alguns suplementos dietéticos podem ajudar a garantir uma ingestão dietética adequada de nutrientes essenciais; outros podem ajudá-lo a reduzir seu risco de doença.

Não apenas isolado do antigo Egito, o uso de ervas e glândulas de animais para tratar distúrbios de saúde remonta a tabletes de argila de seis mil anos escritos pelos sumérios, que usavam alcaçuz, mostarda, papoula, tomilho como remédio. Apesar deste legado, no entanto, muitos especialistas em saúde e pesquisadores têm questionado a eficácia da suplementação e afirmam que uma dieta bem equilibrada é tudo o que precisamos.

Deficiências de Vitaminas e Sobredosagem

Agora, quando as autoridades de saúde pública falam sobre deficiências de vitaminas e sobre a necessidade de suplementar, elas estão falando sobre populações específicas e vitaminas específicas.

As mulheres mais jovens, por exemplo, tendem a ter baixo teor de iodo , o que é crucial para o desenvolvimento do cérebro fetal. Outro exemplo são mulheres e crianças mexicanas-americanas com maior probabilidade de deficiência de ferro. No entanto, mesmo nessa população, apenas 11% das crianças e 13% das mulheres são afetadas.

A deficiência generalizada de vitaminas, portanto, não é realista em nossa cultura e os cientistas estão descobrindo que uma overdose de vitaminas é, na verdade, um problema maior. O consumo excessivo de vitamina A, por exemplo, é conhecido por causar danos no fígado, coma e até a morte. Outros exemplos incluem:

  • A vitamina A e E são conhecidas por aumentar o risco de câncer de pulmão em fumantes.
  • O excesso de zinco está ligado à redução da função imunológica, náuseas, vômitos, perda de apetite, cólicas abdominais, diarreia, ferro reduzido e dores de cabeça.
  • A ingestão excessiva de manganês a longo prazo está ligada à anemia por deficiência de ferro. Os sintomas da toxicidade do manganês assemelham-se assustadoramente aos da doença de Parkinson (tremores e rigidez muscular) e a ingestão excessiva foi associada à hipertensão em pacientes com mais de 40 anos.
  • A niacina em excesso é conhecida por causar danos às células do fígado e uma série de efeitos colaterais como rubor, prurido, náusea e vômito.

Natural vs. Sintético

É interessante ressaltar que a niacina de fontes naturais de alimentos não é conhecida por causar efeitos colaterais negativos. No entanto, um estudo observou que pessoas que inadvertidamente comeram bagels fortificados com vitamina que erroneamente tinham 60 vezes a quantidade normal de niacina tiveram algumas consequências muito ruins.

Em suma, a maioria dos efeitos adversos foram relatados com preparações farmacológicas de niacina, e não com pão e leite “fortificados” típicos.

Infelizmente, para o consumidor médio, toda essa discussão fica mais complicada quando os fabricantes misturam várias vitaminas e minerais em um comprimido fácil de engolir porque diferentes minerais competem uns contra os outros pela absorção. Você precisa ser um verdadeiro bioquímico para entender o que é bom para você hoje em dia!

Caso em questão:

  • Se você tomar muito cálcio, não será capaz de absorver o ferro suficientemente.
  • Se você tomar muito ferro, não será capaz de absorver zinco.
  • Se você tomar vitamina C , seus níveis de cobre vão cair.
  • E a lista continua …

A linha inferior é que a menos que você compre um multivitamínico que é especificamente projetado para você e sua individualidade bioquímica única, poderia arruinar o equilíbrio de vitaminas / mineral crítico necessário para a saúde. Infelizmente, a abordagem de tamanho único que os fabricantes tomaram é totalmente incorreta e as pessoas que consomem regularmente multi-vitaminas se colocam em risco não apenas de deficiência de vitaminas / minerais, mas também de overdose.

Então, isso significa que as multi-vitaminas não são boas para nós?

Bem, por mais claro que pareça, há realmente um debate acalorado sobre esse assunto.

O Debate “multi”

De um lado do campo, os tradicionalistas remetem a milhares de anos de uso e citam os estudos mais recentes descrevendo como o conteúdo nutricional de nossas frutas e vegetais frescos hoje é pálido em comparação com o que nossos pais e avós comeram.

Segundo o biólogo Donald Davis, Ph.D. da Universidade do Texas Austin:

“Considerado como um grupo, descobrimos que seis entre 13 nutrientes mostraram declínios aparentemente confiáveis ​​entre 1950 e 1999 … Esses nutrientes incluíam proteína, cálcio, fósforo, ferro, riboflavina e ácido ascórbico . Os declínios, que variaram de 6% para proteína a 38% para a riboflavina, levantam questões importantes sobre como as práticas agrícolas modernas estão afetando as culturas alimentares ”.

Em essência, o argumento é: “Se nossos ancestrais descobriram a necessidade de suplementar quando a comida estava cheia de nutrição, então quanto mais deveríamos suplementar hoje porque nossa comida está esgotada de vitaminas e minerais?”

No outro extremo do espectro, os céticos, como disse o Dr. Eliseo Guallar, professor de epidemiologia na Escola Bloomberg de Saúde Pública Johns Hopkins, afirmam que os dados simplesmente não se somam. “Acreditamos que é claro que as vitaminas não estão funcionando”, diz Guallar. De fato, “A probabilidade de um efeito significativo é tão pequena que não vale a pena fazer estudo após estudo e gastar dólares de pesquisa nessas questões”.

Um artigo recente publicado no Annals of Internal Medicine intitulado “Basta é o suficiente: Pare de desperdiçar dinheiro em suplementos vitamínicos e minerais”, apoia a teoria de Guallar:

Depois de revisar 3 ensaios de suplementos multivitamínicos e 24 ensaios de vitaminas simples ou emparelhadas que randomizaram mais de 400.000 participantes, os autores concluíram que não havia evidências claras de um efeito benéfico dos suplementos na mortalidade por todas as causas, doenças cardiovasculares ou câncer.

Suplemento de Uso em Ascensão

No entanto, apesar da evidência questionável de nenhum benefício ou mesmo dano potencial, o uso de multi-vitaminas aumentou em adultos dos EUA em 10%. Hoje, mais de 40% das pessoas suplementam com multis e mais de 50% dos americanos usam algum tipo de suplemento diariamente.  Ao todo, gastamos US $ 30 bilhões por ano em suplementos

Nas palavras de Steven Salzberg, professor de medicina na Johns Hopkins:

“Acho que esse é um ótimo exemplo de como nossa intuição nos leva ao erro. Parece razoável que, se um pouco de algo é bom para você, então mais deve ser melhor para você. Não é verdade. A suplementação com vitaminas ou micronutrientes extras realmente não o beneficia se você não tiver uma deficiência … Você precisa de um equilíbrio. A grande maioria das pessoas que tomam multi-vitaminas e outras vitaminas suplementares não precisam delas. Eu não preciso deles, então parei. ”

No entanto, de acordo com Duffy MacKay – vice-presidente de assuntos científicos e regulatórios do Conselho de Nutrição Responsável, um grupo comercial que representa fabricantes de suplementos:

“Todos nós precisamos administrar nossas expectativas sobre por que estamos tomando multivitaminas. A pesquisa mostra que as duas principais razões pelas quais as pessoas tomam multivitaminas são para a saúde geral e bem-estar e para preencher lacunas de nutrientes. A ciência ainda demonstra que as multivitaminas funcionam para esses propósitos, e isso por si só fornece razões para as pessoas tomarem um multivitamínico. ”

Então, qual é a linha de fundo?

De que lado do argumento devemos acreditar?

Ambos os lados são veementes em suas perspectivas e considerando que há US $ 30 bilhões na linha, é fácil entender o porquê.

Conclusão

Notavelmente, vários dos estudos acima mencionados referem-se a vitaminas compostas de isolados sintéticos, em vez daqueles provenientes de Whole Foods: aqui reside a questão. Existem duas verdades para a suplementação, uma na qual reside dentro da própria palavra.

Vitaminas e minerais adicionais devem ser suplementares a uma dieta e estilo de vida já proativos e saudáveis, e não devem ser usados ​​como meio de evitar a saúde em todos os outros aspectos da sua vida. Milhões de americanos tomam seu “comprimido diário” e acreditam que estão “protegidos” e têm o aspecto nutricional da vida “coberto”. Os aditivos dietéticos, combinados com a nutrição adequada, devem ser o catalisador da Vida Saudável e não a muleta isto.

A segunda verdade, como mencionei acima, é a derivada dos Nutrientes que você está tomando. O uso de vitaminas sintéticas não é apenas contraproducente; Também pode ser incrivelmente destrutivo. O corpo humano não pode assimilar, nem reconhecer dietética sinteticamente isolada. Suas vitaminas devem ser alimentos integrais crus obtidos de instalações não-OGM (organismos geneticamente modificados) e GMP (bons processos de fabricação).

Idêntico à dieta “perfeita” do século XXI, procure as seguintes palavras e siglas nos rótulos de seus suplementos: GMP, Não-OGM, Cru, Whole Food, USDA Organic, ISO 9001, ISO 17025, Sem Glúten , Sem Laticínios, Sem Soja, Sem Enchimentos ou Ligantes, Sem Cores Artificiais, Sem Conservantes, Sem Pesticidas e Sem Herbicida.

Além disso, a menos que o fabricante obtenha seus produtos de alimentos reais (por exemplo, iodo proveniente de couve e não uma cultura sintética), não leve o produto.

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *