Antioxidantes

Antioxidantes: Nossos Guerreiros do Câncer

Cerca de 40% dos canadenses desenvolverão câncer durante sua vida. O câncer é um grande assassino, mas seu inimigo é muito pequeno: o antioxidante.

Quando os principais pesquisadores revisam a pesquisa sobre dieta e câncer, eles relatam que frutas e vegetais são os alimentos com maior probabilidade de reduzir o risco de câncer. Mas, na verdade, são compostos minúsculos em frutas e vegetais que ajudam o corpo a reagir. Antioxidantes são nossos pequenos mas poderosos
guerreiros contra o câncer.

O câncer ocorre quando uma célula perde os mecanismos reguladores e cresce descontroladamente. Existem muitas causas de câncer, incluindo os radicais livres. Os radicais livres se formam naturalmente no corpo durante o metabolismo. Os antioxidantes previnem danos estruturais e funcionais a membranas, enzimas e DNA causados ​​por esses radicais livres.

Antioxidantes conhecidos por seu poder de combate ao câncer incluem as vitaminas C e E, o selênio e os carotenóides, como o beta-caroteno, o licopeno e a luteína. Compostos protetores encontrados em todas as frutas e vegetais que também mostram evidências promissoras de redução do risco de câncer incluem: fibra alimentar, ácido fólico, ditiolthiones, glicosinolatos, indóis, isotiocianatos, flavonóides, polifenóis, fenóis, inibidores de protease, esteróis vegetais, allium e limoneno.

O que embala o maior soco? Pesquisa recente classifica mirtilos número um em atividade antioxidante em comparação com 40 outras frutas e legumes. Os cientistas atribuem esses benefícios às antocianinas e outros fitoquímicos encontrados nesta fruta. As antocianinas são responsáveis ​​pela cor azul intensa dos mirtilos.

Pesquisadores da Universidade de Guelph relataram que o consumo de mirtilo produz níveis elevados de antioxidantes no sangue, o que pode resultar na redução do risco de muitas doenças degenerativas crônicas, como câncer e doenças cardíacas. Portanto, o consumo de mirtilo parece ser um meio eficaz de reduzir o risco de câncer.

Comer frutas e vegetais faz parte de uma dieta saudável, pois eles são pobres em gordura e sal, mas ricos em fibras e micronutrientes. A Health Canada aprovou a alegação de saúde: “Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a reduzir o risco de alguns tipos de câncer”. No entanto, apesar desse conhecimento, apenas 30% dos canadenses comem as cinco a 10 porções recomendadas de frutas e legumes por dia.

Se é mesmo possível consumir as quantidades diárias adequadas de antioxidantes e fitoquímicos é muito debatido. Portanto, para garantir que o corpo receba quantidades adequadas desses nutrientes, alguns cientistas e nutricionistas recomendam o uso de suplementos, nutracêuticos e alimentos funcionais.

Como com todas as alterações na dieta, é importante que os consumidores se eduquem para garantir que os efeitos dessas mudanças sejam desejados. Consulte um nutricionista ou profissional de saúde para descobrir como você pode obter um suprimento adequado de nossos pequenos guerreiros, os antioxidantes, que são de grande importância na prevenção e redução do risco de câncer.

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