Antioxidantes

Antioxidantes alimentares REAIS: 10 suplementos de superalimento para tentar

Antioxidantes são toda a raiva nos dias de hoje. De alguma forma, alimentos como sobremesas de chocolate decadentes regados com xarope de frutas silvestres, iogurtes fritos de baixo teor de gordura salpicados com granola e smoothies extremamente açucarados feitos com sucos concentrados, agora estão sendo saudados como alimentos milagrosos para a saúde porque fornecem “antioxidantes”. Quando se trata de tendências doces e convenientes quando se trata de saúde, parece que informações pertinentes sobre antioxidantes foram perdidas para a retórica difundida de campanhas de marketing de grandes empresas, o que nos leva a acreditar que tudo o que eles colocam no rótulo é verdade. Então, antes de engolir um monte de suplementos e alimentos antioxidantes, devemos dar um passo atrás e nos perguntar: quais são os verdadeiros antioxidantes e quais são realmente úteis?

Entendendo Oxidação e Radicais Livres

Antes de entrarmos no mundo descontroladamente colorido e divertido dos antioxidantes, é importante entender um pouco da química um tanto monótona, mas que vale a pena o esforço. “Oxidação” é um termo usado pelos químicos para descrever uma reação na qual os átomos de um elemento perdem elétrons. A oxidação ocorre com a exposição a um reagente “oxidante”, ou uma substância que é corrosiva ou tóxica em grandes quantidades. Como se pode inferir do nome, o oxigênio é um agente oxidante comum. Embora o oxigênio seja essencial à vida e vital para o metabolismo celular, ele também tem o potencial de alterar quimicamente as substâncias com as quais entra em contato. Nós testemunhamos essas reações, sem saber, com ocorrências cotidianas, como uma maçã recém-cortada ficando marrom, ferrugem aparecendo em uma frigideira de ferro fundido negligenciada ou um centavo de cobre ficando verde.

Porque o corpo está constantemente reagindo com oxigênio usando o ar que respiramos e os alimentos que comemos para criar energia, subprodutos perigosos são inerentemente produzidos. Estes incluem radicais livres, altamente reativas, moléculas danificadas que têm um número “desequilibrado” ou ímpar de elétrons. Os radicais livres são quimicamente instáveis ​​porque não possuem todos os pares de elétrons preenchidos.Assim, eles estão essencialmente em uma missão para “roubar” elétrons de células saudáveis, a fim de preencher esse vazio. Quando os radicais livres estão atacando, eles danificam suas células vizinhas e perturbam amplamente proteínas, membranas e genes. Uma reação em cadeia em cascata segue, resultando em dano celular devastador à medida que mais células reativas e alteradas são produzidas. O acúmulo de radicais livres e comprometimento celular tem sido associado à patogênese de muitas doenças crônicas importantes.

Um Aha! Momento com Antioxidantes

O corpo possui mecanismos inatos projetados para mediar os efeitos desse estresse oxidativo . Estes incluem barreiras físicas que contêm radicais livres em locais de produção, enzimas com capacidade de neutralizar substâncias reativas, intrincadas respostas de estresse que programam a destruição celular se os danos forem muito grandes e sistemas reparadores que trabalham para revitalizar vários componentes “danificados” das células. O corpo também depende da ingestão equilibrada de certas substâncias alimentares que têm a capacidade de doar elétrons para os radicais livres, satisfazendo-os e equilibrando-os para deter as desastrosas reações em cadeia antes que se faça muita destruição irreversível. Essas substâncias são o que comumente chamamos de antioxidantes.

Em nosso ambiente moderno, a guerra contra os radicais livres é particularmente desafiadora. Não apenas muitos dos nossos alimentos são desprovidos de nutrientes, altamente processados ​​e, consequentemente, deficientes em antioxidantes, mas nosso ambiente é produzido com toxinas produtoras de radicais livres.Além da quantidade controlada de radicais livres produzidos através do metabolismo celular, essas moléculas desagradáveis ​​também são encontradas em praticamente todos os produtos químicos perigosos, incluindo aqueles encontrados nos alimentos, produtos de limpeza e poluentes ambientais com os quais entramos em contato todos os dias. Além do mais, o corpo produz radicais livres extras ao quebrar produtos químicos perigosos no fígado e após a exposição à radiação. Os radicais livres também são sintetizados pelos neutrófilos como parte natural da resposta imune para destruir bactérias e células infectadas por vírus antes de sua proliferação. 

Na busca por Antioxidantes

Agora, com antioxidantes definidos, espera-se mais clareza do porquê é tão importante obter essas substâncias na dieta. Antioxidantes são úteis para saciar as necessidades elétricas de radicais livres prejudiciais. Os principais antioxidantes dietéticos reconhecidos são a vitamina C, a vitamina E, o selênio e os carotenoides, embora pesquisas recentes tenham sugerido que outros polifenóis, como os flavonoides, também têm uma capacidade antioxidante significativa. Estas substâncias são geralmente encontradas em frutas, legumes e especiarias específicas, bem como certas nozes germinadas, grãos e legumes.Contrariamente à crença popular no entanto, os antioxidantes não são encontrados em qualquer alimento ou suplemento frutado velho. Os alimentos precisam ser de alta qualidade e bem tratados para manter seu perfil nutricional. Também é lógico evitar a ingestão de alimentos contidos em pesticidas perigosos, que essencialmente neutralizam qualquer potencial de cura antioxidante. Além disso, estudos descobriram que o uso de antioxidantes singulares ou artificiais (como os encontrados em muitos suplementos sintéticos e aditivos alimentares) é ineficaz e até mesmo prejudicial para muitas condições. Os cientistas supõem que isso se deva a uma sobrecarga de substâncias antioxidantes específicas, que não são facilmente utilizadas pelo organismo e o desequilibram ainda mais. Como os alimentos integrais contêm naturalmente uma mistura harmoniosa de antioxidantes e os co-fatores necessários para a absorção adequada, é realmente importante obter antioxidantes de uma dieta tradicional bem balanceada e de suplementos superalimentos ricos em nutrientes.

10 Superalimentos ricos Antioxidantes para tentar

Aqui na QUERO TUDO NATURAL, fazemos uma extensa pesquisa de produtos e testes rigorosos, aderindo aos nossos princípios fundamentais para levar até você os alimentos mais puros e ricos em nutrientes disponíveis. Aqui estão alguns superalimentos ricos em antioxidantes, não transgênicos, não transgênicos e cuidadosamente selecionados para você experimentar. 

1.Astaxantina; 2.Turmerico; 3. Algas Verde e Azul-Verde; 4. Chá Verde; 5. Camu Real; 6.Bagas de Goji; 7. Acerola Cerejas; 8. Romã; 9. Noni; 10. Nozes germinadas;

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