Alimentos Nutritivos

A Verdade Sobre Alimentos Densos E Nutritivos Que Ninguém Quer Ouvir

Hoje, a maioria dos departamentos de produtos da mercearia está transbordando com exibições de frutas e vegetais gordurosos e coloridos. De latas de pimentas vermelhas para caixas de mirtilos doces, muitos de nós temos a sorte de ter um arco-íris de produtos ao nosso alcance durante todo o ano. No entanto, uma série recente de estudos trouxe a qualidade de nossos alimentos vegetais em questão séria. As colheitas mostraram um declínio chocante no valor nutricional nos últimos anos, deixando nutricionistas, defensores da política alimentar e ambientalistas lutando por respostas. Pode muito bem ser que a recomendação de “cinco porções de frutas e verduras por dia” não seja mais suficiente.

Para onde foram os nutrientes?

Já em 1940, os cientistas começaram a fazer observações agudas sobre uma rápida diluição mineral no meio ambiente. O acúmulo de evidências dos últimos 70 anos fortaleceu esses entendimentos, apontando para uma diminuição rápida e irreparável do conteúdo de nutrientes de nossos solos. Nos últimos anos, a aplicação generalizada de fertilizantes químicos e técnicas de cultivo excessivo trabalharam para acelerar essas mudanças a um ritmo alarmante.

O uso de variedades de culturas mais baratas e de maior rendimento não ajudou a situação. Em vez de plantar colheitas de herança específicas para a região, a maioria dos agricultores comerciais de grande escala adotou variedades híbridas mais lucrativas que foram intencionalmente criadas para a conveniência da produção. Essas culturas “monstruosas” foram selecionadas por seu tamanho impressionante, doçura e aparências perfeitas. No entanto, essas mudanças ocorreram às custas da densidade de nutrientes. “Quando você seleciona o rendimento, as plantações crescem mais e mais rapidamente”, explica o bioquímico da Universidade do Texas, Dr. Donald Davis, “mas elas não têm necessariamente a capacidade de produzir ou absorver nutrientes com a mesma taxa mais rápida”.

Adicione a essa equação o tempo e a distância que a maioria produz para viajar até chegar às prateleiras, e as coisas começam a ficar ainda mais assustadoras. As importações trans-continentais de longo curso e internacionais trazem algumas frutas e vegetais para as prateleiras sete semanas após a colheita. Durante esse tempo, as plantas continuam a respirar, queimando antioxidantes e polifenóis benéficos. Quando os itens chegam às prateleiras, eles quase perderam completamente os próprios compostos que combatem doenças para os quais os consumimos. 

Considere os seguintes estudos:

  • Um artigo publicado em 2004 no Journal of American College of Nutrition comparou as diferenças nutricionais em 43 cultivos entre os anos de 1950 e 1999. As informações de ambas as datas foram coletadas dos arquivos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e cuidadosamente analisadas. Os números modernos caíram surpreendentemente de 6 a 38%, atrás das médias históricas. Dos 13 nutrientes considerados, seis apresentaram os declínios mais significativos. Estes incluem: proteína, cálcio, fósforo, ferro, riboflavina (vitamina B2) e vitamina C. Os autores previram que muitos outros nutrientes provavelmente foram afetados, mas magnésio, zinco, vitaminas B6, E e outros não foram suficientemente estudados em 1950 para fazer reclamações oficiais.  
  • Um estudo realizado na Inglaterra, revelou uma queda de entre 2 a 84% no conteúdo mineral dos alimentos entre os anos de 1940-2002. Esta análise foi além das culturas para incluir alimentos de origem animal com resultados igualmente surpreendentes. A carne bovina convencionalmente criada, por exemplo, sofreu uma queda de 38% no ferro, uma diminuição de 84% no cobre e uma queda de 4% no teor de magnésio. 
  • Um estudo semelhante publicado no British Food Journal demonstrou diferenças significativas em vegetais cultivados nas décadas de 1930 e 1980. Para os 20 vegetais estudados, o teor médio de cálcio despencou 19%; ferro 22%; e potássio 14%. 
  • Segundo o especialista Jo Robinson, as plantas silvestres contêm muitas vezes mais fitonutrientes do que as variedades modernas. Dandelions selvagens, por exemplo, têm sete vezes mais nutrientes do que o espinafre. Batatas roxas do Peru têm 28 vezes mais antocianinas benéficas do  que batatas Russet. Maçãs nativas selecionadas, que não são maiores que o tamanho de uma cereja, têm 100 vezes mais fitonutrientes do que a Golden Delicious comum.
  • Em 2006, as Nações Unidas admitiram um novo tipo de desnutrição, sugerindo que a questão nem sempre é a disponibilidade de alimentos, mas sim a qualidade dos alimentos. Este novo paradigma foi chamado de “desnutrição tipo B” e analisa as práticas agrícolas e os problemas com o esgotamento de múltiplos micronutrientes nas comunidades em todo o mundo.
  • Journal of American Medical Association  publicou um estudo alertando que as pessoas não podem obter vitaminas suficientes apenas da dieta, e que a suplementação em todos os adultos é recomendada, se não for necessária. 

O que podemos fazer sobre isso?

Atualmente, especialistas estimam que mais de três bilhões de pessoas estão desnutridas em micronutrientes, incluindo muitos que vivem em nações desenvolvidas. Espera-se que as culturas deficientes em nutrientes contribuam significativamente para esta estatística. Como consumidores, não podemos mais esperar para ter nossos suprimentos de alimentos consertados para nós. É importante que tomemos medidas para proteger nossa própria saúde e a de nossas famílias, amigos e futuras gerações.

Embora os estudos acima tenham revelado alguns problemas sérios com a produção de culturas, isso não significa que devemos desistir de comer alimentos de plantas por completo. Afinal, frutas e legumes continuam sendo nossa única fonte desses fitonutrientes únicos. É por isso que é tão importante para nós protegê-los. Aqui estão alguns passos que farão uma grande diferença:

Suporte a fazendas locais

Eu não posso dizer o suficiente sobre conhecer seus fazendeiros locais. Seus alimentos serão frescos e sazonais, adequados para atender às necessidades do seu corpo durante todo o ano. E, se você tiver alguma dúvida sobre os métodos de produção e colheita, esta é sua oportunidade de perguntar! Confira o Farm to Consumer Legal Defense Fund para obter as últimas políticas, novidades e atualizações sobre todas as fazendas locais. 

Comprar produtos da herança

Eles podem ser acidentados, enrugados e estranhamente coloridos, mas os produtos de herança geralmente são mais altos em compostos benéficos do que os convencionais. Se você tem um jardim, plantar sementes de herança também pode ser uma ótima maneira de ter produtos frescos em seu quintal. Geralmente, estas plantas são melhor adaptadas às condições locais do clima e do solo, tornando-as mais corajosas e com maior probabilidade de produzir durante um período de tempo mais longo.

Opte por Orgânico Sempre que Possível

Houve alguma controvérsia nos últimos meses sobre se ou não orgânico é melhor. Na minha opinião, isso nem é um debate que valha a pena. Salve-se de resíduos químicos tóxicos e salve o meio ambiente de fertilizantes que lixiviam minerais, e todos nós venceremos. 

Coma muitas gorduras saudáveis

É isso mesmo – gorduras como manteiga alimentada com capim ,  ghee , óleo de coco e óleo de palma contêm os co-fatores e ativadores que preparam nossos sistemas digestivos para absorver a maioria das vitaminas e minerais dos alimentos. Certifique-se de adicionar um montão cada vez que preparar legumes cozidos. Se estiver saboreando uma salada fresca, vista com muito azeite não refinado , óleo de argan  e / ou  óleo de linho .

Suplemento com superalimentos conforme necessário

Nem sempre é o que queremos fazer, mas às vezes é necessário completar. Certifique-se de usar apenas suplementos que são derivados de alimentos integrais concentrados e evite aqueles que contêm aditivos sintéticos. Suplementos de super food cuidadosamente adquiridos podem ajudar a corrigir deficiências nutricionais e apoiar a saúde a longo prazo. Compre de empresas que você confia, que estão fazendo a sua parte para proteger o meio ambiente e nosso suprimento de alimentos também!

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