Ansiedade

A Solução de Ansiedade Tácita: Ferramentas de Relaxamento de Cinco Minutos

No auge da minha ansiedade, encontrei-me afastando de eventos sociais e passeios com meus amigos mais próximos. Eu estava tão aterrorizada em deixar o conforto da minha casa porque estava com medo de ficar doente. Meu estômago estava agindo muito e meus pensamentos ansiosos eram tão fortes que era mais fácil para eu me retirar. Foi difícil porque eu sabia que estava perdendo muitas coisas divertidas, e eu realmente queria sair e aproveitar a vida completamente. No entanto, quando o empurrão veio para empurrar, eu simplesmente não conseguia fazer tanto fisicamente e mentalmente quanto eu queria. Comecei a me culpar por não superar minha ansiedade, que só aumentou. Este foi um ciclo cansativo e exaustivo. Eu não percebi então que usar algumas ferramentas de relaxamento muito simples poderia fazer uma grande diferença para o meu corpo e mente.

Quando o estresse era alto e minha ansiedade era persistente, era muito desafiador ir em qualquer lugar.Lembro-me de uma vez em particular, eu estava na mercearia e, de repente, meu coração começou a disparar, eu tive falta de ar, fiquei tonta e tive dores de estômago agudo e incapacitantes. Larguei tudo e rapidamente fui até o meu carro.

Naquele momento, eu sabia que algo precisava mudar. Eu estava perdendo muito e tarefas simples como comprar comida estavam sendo acionadas. Meu estômago estava chateado o tempo todo e impedindo-me de ir a lugares. Alguém mencionou que pode ser útil trabalhar com respiração e meditação. Eu já tinha ouvido falar dessas técnicas, mas realmente não achei que elas fossem adequadas para mim.

Deixe-me dizer uma coisa: eu estava tão errada. Aprender a meditação muda a vida. Eu rio até hoje porque ainda não consigo acreditar o quanto isso me ajudou. Comecei a praticar meditação e respiração duas vezes por dia e, eventualmente, trabalhei em encontrar outras coisas para me ajudar a relaxar. Estas foram algumas das ferramentas mais importantes para aliviar minhas ansiedades e resolver meus problemas digestivos.

Como funcionam as ferramentas de relaxamento?

Simplificando, ferramentas de relaxamento ajudam a religar o sistema nervoso. Quando a ansiedade e a preocupação crónica assumem o controle, o corpo entra em uma “reação ao estresse” crônica. Esta é uma ativação do sistema nervoso simpático, ou o que algumas pessoas chamam de “fuga ou luta”. Na natureza, isso seria útil para evitar predadores, sobreviver a desastres naturais ou lidar com outras situações extremamente perigosas. No entanto, quando o sistema nervoso simpático é super-estimulado por dias a fio, como é o caso da ansiedade, as mudanças no corpo são significativas. Estes podem incluir sintomas como um coração acelerado, baixa imunidade, alterações do apetite, problemas que regulam o açúcar no sangue e problemas digestivos, como temos falado.

Tirando intervalos de apenas alguns minutos ao longo do dia para relaxar de alguma forma, estamos retreinando o sistema nervoso e encorajando-o a desligar essa resposta ao estresse. É preciso alguma prática e persistência, mas eventualmente essas pequenas janelas de alívio criarão uma mudança duradoura. Quando uma linha de base do sistema nervoso mais saudável é alcançada, de repente os estressores que estavam agitando antes são muito mais fáceis de manipular.

Também é importante notar que os alimentos ricos em nutrientes suportam essas mudanças no sistema nervoso também. gorduras saudáveis , proteínas, vitaminas e minerais são os blocos de construção de hormônios, neurotransmissores e células nervosas. Sem níveis adequados desses nutrientes, é difícil para o organismo alterar os padrões do sistema nervoso e ligar conexões mais positivas. Assim, para tirar o máximo proveito de sua prática de relaxamento, é essencial consumir uma dieta equilibrada e tradicional. 

10 ferramentas de relaxamento que podem ser feitas em menos de 5 minutos

Eu entendo que a vida pode ficar agitada e é muito difícil ter tempo para nós mesmos. No entanto, peço-lhe para tentar. Para todos os seus técnicos, pode ser tão fácil quanto fazer o download de um aplicativo em seu smartphone que o lembra de ter momentos conscientes ao longo do dia. Pode ser dar um passeio fora ou assistir a um vídeo engraçado do Youtube que faz você rir. Seja o que for, faça um favor à sua mente e corpo e dê uma chance a uma dessas técnicas. Pratique todos os dias durante uma semana e veja se isso ajuda a mudar seus pensamentos e humores. Você pode achar, como eu fiz, que também funciona para melhorar sua digestão.

Aqui está uma lista de algumas das minhas formas favoritas de experimentar o que eu chamo de “relaxamento on-the-go”. Sinta-se à vontade para adicionar suas ideias no final também!

1. Pratique a respiração profunda.

2. Faça relaxamento muscular progressivo. É quando você aperta certos grupos de músculos intencionalmente e depois os deixa ir. Às vezes, não sabemos quanta tensão estamos mantendo até aumentá-la e depois relaxar completamente.

3. Use óleos essenciais. Selecione algo reconfortante como lavanda ou camomila . Misture algumas gotas com um óleo transportador, como azeite ou óleo de girassol e esfregue em ambos os pulsos.

4. Zentangle. Esta é uma forma de “rabiscar” que eu acho muito calmante.

5. Fique de fora. A luz natural do sol e o ar fresco comprovadamente ajudam a regular o humor.

6. Tente aterrar. Se você não pode ter acesso ao ar livre o tempo todo. Assista e faça coisas que goste .

7. Use a visualização. Feche os olhos e pense no seu lugar favorito. Talvez seja um topo de montanha ou praia de areia, ou um quarto aconchegante em sua casa. Tente se lembrar de tantos detalhes sobre o lugar quanto possível e imagine-se lá.

8. Baixe uma meditação de atenção plena. Existem muitos sites que oferecem clipes de áudio de meditações guiadas que podem ser usadas gratuitamente sempre que você precisar. Faça uma pesquisa para encontrar aqueles que você gosta e salve-os no seu computador ou telefone.

9. Tire uma foto. Encontre algo bonito ao seu redor e tire uma foto com sua câmera ou telefone.

10. Pratique gratidão . Estudos descobriram que esta é uma das emoções mais calmantes para o cérebro.Anote uma lista rápida de 5 coisas pelas quais você é grato.

 

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