Câncer

A ligação entre Privação de Sono e Câncer

Como muitos pacientes com câncer sabem, o sistema imunológico é sua primeira linha de defesa tanto na prevenção do câncer quanto na batalha contra um diagnóstico de câncer. O que a maioria das pessoas não percebe, no entanto, é o quanto é importante dormir o suficiente para a força do sistema imunológico, a remissão bem-sucedida de um diagnóstico de câncer e a saúde geral.

De acordo com o professor Keith Scott-Mumby, MD, MBChB, HNV, Ph.D., o sono não é apenas importante – é imperativo para a sua saúde. “O sono, você vê, é provavelmente uma das funções mais curativas e restauradoras de toda a natureza”, diz ele. “Não só precisamos disso diariamente para reparar o desgaste do corpo e dos tecidos, colocar nossos cérebros de volta nos trilhos e assim por diante, mas também é uma modalidade de cura por si só. Ei, se você não descansa, você não cura.

“Há muito tempo as pessoas perceberam que se você quisesse que as pessoas se recuperassem, você as colocaria na cama, as faria descansar, e a melhor coisa que você poderia fazer é dormir e cochilar o dia todo – o tempo todo, na verdade. É muito, muito curador. Portanto, não há dúvida de que o sono é altamente restaurador ”.

A falta de sono pode ter um efeito prejudicial em quase todos os sistemas do corpo, de acordo com Mumby. “Se você não dorme o suficiente, a privação do sono é o termo para isso, então várias coisas podem dar errado com seu corpo e não há dúvida de que certas doenças estão associadas à privação do sono – doenças cardíacas e diabetes são apenas duas delas. ” ele explica.

“Você vê, existem muitas doenças inflamatórias, mas estas são duas doenças particularmente inflamatórias, onde todo o processo é baseado no sistema imunológico que reage exageradamente e produz uma resposta inflamatória que não desaparece.”

Resposta Inflamatória do corpo

“Agora todos nós sabemos que a inflamação a curto prazo é uma coisa boa”, diz Mumby. “É assim que você responde a doenças e enfermidades e assim por diante. É a reação do seu corpo – a temperatura do seu corpo aumenta, então você fica com febre e recebe essas respostas sangüíneas que resultam em inchaço e calor … e dor e vermelhidão. Isso é o que deveria acontecer. Então é suposto que ele vá embora, é claro. Se você tiver uma lasca no dedo e ela estiver infectada, tudo bem, mas ela deve desaparecer em 3, 4 ou 5 dias no máximo. É quando é crônico que a inflamação se torna perigosa.

“E é aí que a falta crônica de sono pode ser importante. Estudo após estudo mostrou que, se não conseguirmos dormir o suficiente, o sistema imunológico está acabado e eu digo que estou doente de uma maneira doentia – não meio que pronta para entrar em ação.

“O que acontece é que o sistema imunológico começa a reagir de forma mais ou menos imediata. Dentro de poucas noites de sono ruim, seu sistema imunológico entra em ação e, em seguida, começa a produzir citocinas inflamatórias, que são ruins para nós. Aqueles tipo de criar o processo de inflamação. Nós recebemos uma enxurrada de glóbulos brancos no sangue em resposta a uma infecção, é claro, isso é uma coisa boa, mas como eu disse uma vez que a resposta inflamatória está estabelecida e não vai embora, isso é realmente uma péssima ideia.

“Isso significa que, na verdade, o corpo se inflama deliberadamente, assim como a falta de sono em si é uma doença e perturba o corpo e o torna inflamado. Agora você só pode continuar por tanto tempo debulhando seu sistema imunológico. Se é trabalho excessivo, você pode pensar que é ótimo, mas o excesso de trabalho pode significar alergias, por exemplo, e alergias estão reagindo a coisas que você realmente não deveria. Não é necessário e não é necessário, é apenas um incômodo para reagir a essas coisas. Portanto, um sistema imunológico exagerado nem sempre é bom. E, se continuar por muito tempo, o que vai acontecer é que o sistema imunológico começa a se cansar e não responderá como deveria. ”

A ligação entre privação de sono e câncer

De acordo com Mumby, estudo após estudo descobriu que há uma queda na contagem de células brancas, bem como no número de células natural killer que são muito importantes para pacientes com câncer. “Você não pode continuar acelerando o motor e esperar que ele continue respondendo para sempre”, observa ele. “Mais cedo ou mais tarde ele se cansará, acabará perdendo sua eficácia e não conseguirá responder. E isso é um desastre no caso do câncer.

“Todos sabemos que, basicamente, o câncer é uma doença do sistema imunológico. Você não pode impedir que o DNA estrague de vez em quando, e você não pode impedir que células maliciosas apareçam, mas normalmente elas não são um problema. O sistema imunológico os detecta com facilidade e os retira um a um. Não é grande coisa.

“Mas quando o sistema imunológico não é capaz de funcionar no nível perfeito, existe o risco de que algumas dessas células cancerígenas invasoras passem pela rede e comecem a causar problemas. Por todas essas razões, então, e muito mais, é muito importante que pacientes com câncer aprendam a controlar e aperfeiçoar a arte de dormir ”.

E, estudos científicos estão crescendo que mostram uma ligação entre distúrbios do sono, privação de sono ou distúrbios do sono e um maior risco de vários tipos de câncer.

Distúrbios do sono, distúrbios, privação e câncer – A ciência:

  • De acordo com a National Sleep Foundation, a falta de sono foi mostrada para aumentar o risco de alguns tipos de câncer em homens e mulheres. “Há alguma evidência de uma ligação entre o sono insuficiente e o risco de câncer. Em particular, pessoas com distúrbios do ritmo circadiano – em que o relógio biológico do corpo é interrompido por causa do trabalho em turnos, por exemplo – podem estar em risco aumentado. Um estudo no International Journal of Cancer descobriu uma relação entre os horários de trabalho irregular das mulheres e a taxa de câncer de mama. Os pesquisadores compararam 1200 mulheres que desenvolveram câncer de mama entre 2005 e 2008, com 1300 mulheres que não tiveram um diagnóstico de câncer. Eles descobriram que a taxa de câncer de mama era 30% maior para as mulheres que trabalhavam em turnos. Mulheres que tiveram pelo menos quatro anos de trabalho noturno, assim como aqueles com menos de três turnos noturnos por semana (impedindo-os de se ajustarem totalmente a um único horário), estavam em maior risco. O trabalho por turnos também mostrou aumentar a incidência de certos tipos de câncer – por exemplo, câncer de próstata – em homens. ”
  • A menor duração do sono também foi associada ao aumento do risco de morte por câncer de próstata em homens com menos de 65 anos, de acordo com dados apresentados no Encontro Anual da AACR de 2017. .
  • Em 2003, pesquisadores do Brigham and Women’s Hospital e Harvard Medical School em Boston encontraram uma correlação entre o  risco de câncer de mama e melatonina. , um hormônio produzido pelo organismo para promover o sono contínuo. Quando os níveis de melatonina diminuem, o corpo produz mais estrogênio, que é um fator de risco conhecido para o câncer de mama. (ref: https://www.everydayhealth.com/columns/eric-cohen-breathe-well-sleep-well/dangerous-link-between-lack-of-sleep-cancer/)
  • De acordo com um estudo de 2015 publicado no Journal of Cancer que explorou o risco de câncer induzido por distúrbios do sono usando dados populacionais em todo o país, houve aumento significativo do risco de câncer de mama em pacientes com insônia, pacientes com parassonia e pacientes com apneia obstrutiva do sono (OSA). Além disso, pacientes com parassonia tiveram um risco significativamente maior de desenvolver câncer bucal em comparação com pacientes sem parassonia. O risco de sofrer de câncer nasal e câncer de próstata em pacientes com AOS foi significativamente maior do que em pacientes sem AOS.
  • Um estudo publicado em outubro de 2010 na revista Cancer , forneceu evidências de que as pessoas que dormem menos de seis horas por noite podem ter mais probabilidade de ter pólipos perigosos no cólon ou no reto em comparação com os pacientes mais descansados. O estudo reflete a primeira vez que alguém encontrou uma ligação entre a duração do sono e o risco de pólipos, que estão diretamente ligados ao risco de câncer de cólon.
  • Um pequeno estudo publicado na edição de agosto de 2012 da Breast Cancer Research and Treatment sugere que não dormir o suficiente pode estar ligado a um risco maior de recorrência (câncer que volta) do câncer de mama em estágio inicial, receptor de estrogênio positivo em mulheres na pós-menopausa . A quantidade média de sono por noite não parece afetar o risco de recorrência em mulheres na pré-menopausa.
  • Um estudo de 2016 publicado na revista CHEST descobriu que em ratos que tinham ambos os tumores de pulmão e apneia do sono, os tumores proliferaram mais rapidamente e eram muito mais agressivos localmente. Você pode ler mais sobre este estudo no US News .
  • Pesquisadores associaram a interrupção do sono a um aumento do risco de câncer de fígado em um estudo realizado por uma equipe do Baylor College of Medicine, no Texas, e publicado na revista Cancer Cell , segundo a Medical News Today .
  • Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) , com resultados publicados na revista Cell Metabolism, descobriram que a interrupção do ritmo circadiano também leva ao comprometimento de dois genes supressores de tumor, que podem estimular o crescimento do tumor.

De acordo com o Medical News Today , a perda de sono também pode ter um profundo impacto tanto na função emocional quanto nas habilidades normais de pensamento em indivíduos saudáveis, resultando em:

  • tendência reduzida de pensar positivamente
  • mau humor, uma diminuição da vontade de resolver problemas
  • uma maior tendência para o pensamento supersticioso e mágico
  • intolerância e menos empatia para com os outros
  • controle deficiente de impulsos
  • incapacidade de retardar a gratificação

Dormir bem o suficiente não é opcional

De acordo com Mumby, obter um sono de qualidade na quantidade que seu corpo precisa não é uma opção, é uma parte crucial de manter ou recuperar sua saúde.

“Eu suponho que o ponto geral que estou fazendo não é como você melhora o seu sono, mas que você deve melhorar o seu sono”, diz ele. “Você deve baixar para algo como 7 ou 8 horas por dia. Nós não queremos mais. Além de quando você está batendo uma febre e gripe, cistite, uma pedra nos rins ou algo parecido, não é um caso de mais é melhor. É um caso de cerca de 7 ou 8 horas é o melhor, mais do que isso é demais. Mas se você está tendo menos do que isso, produz perturbações significativas em todos os sistemas do corpo.

As recomendações da National Sleep Foundation (NSF) de 2015 para durações de sono adequadas para grupos etários específicos são:

  • Recém-nascidos (0 a 3 meses): 14 a 17 horas por dia
  • Bebés (4 a 11 meses): 12 a 15 horas
  • Crianças (1 a 2 anos): 11 a 14 horas
  • Pré-escolares (3 a 5 anos): 10 a 13 horas
  • Crianças em idade escolar (6 a 13 anos): 9 a 11 horas
  • Adolescentes (14 a 17 anos): 8 a 10 horas
  • Adultos (18 a 64 anos): 7 a 9 horas
  • Idosos (mais de 65 anos): 7 a 8 horas

“Espero ter deixado bem claro que seu sistema imunológico precisa que você durma! É muito crucial para o câncer ”, diz ele. “Isso poderia salvar vidas. Você precisa levar isso a sério.

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